11 11

A Universidade de Cabo Verde mostrou o interesse de diversificar sua oferta formativa com formações de curta duração em áreas como informática e desporto, declarações feitas durante o encontro entre o estabelecimento de ensino e o Politécnico de Viana do Castelo.

O Reitor da Uni-CV, Arlindo Barreto começou por fazer uma pequena introdução da universidade e afirmou o desejo de continuar a mobilidade de estudantes e professores para o politécnico. Igualmente, o Reitor destacou a vontade de diversificar as ofertas em áreas de interesse comum como informática, desporto, gestão, ambiente através de formações de curta duração, e com isso potenciar a transição digital e energética de Cabo Verde.

A Vice-Reitora da Uni-CV, Sandra Freire evidenciou que a universidade está a trabalhar para tornar os cursos superiores mais atrativos, adiantando que a ideia das formações é uma proposta boa que pode ajudar a alcançar esse objetivo. O Pró-Reitor para as áreas de Tecnologia, Arlindo Vieira apoiou a ideia e ressalvou a importância de formar mais quadros em áreas como informática.

Em representação ao Politécnico de Viana do Castelo, o diretor da Escola Superior de Desporto e Lazer, José Bezerra manifestou a vontade de intensificar a prática de esportes de natureza como o surf e o windsurf, e de apresentar mais propostas de colaboração que abranjam novas áreas de parceria.

A ideia de fazer uma ligação entre o desporto e lazer foi bem recebida pelo vice-presidente da Faculdade de Educação e Desporto e pela equipa reitoral presente na reunião. Segundo a pró-Reitora para Extensão Universitária, Fátima Fernandes, a proposta do politécnico vai de encontro com o tipo de desporto universitário que a Uni-CV quer criar.

Elsa Coelho do gabinete de Cooperação e Mobilidade Internacional apresentou a proposta de conceder uma bolsa que permitirá aos estudantes  estudarem um semestre no instituto, e os docentes passarem por períodos de treinamento no politécnico. Foi também acordado a assinatura de um protocolo entre as duas instituições de ensino.

 

Galeria de Fotografias

Don't have an account yet? Register Now!

Sign in to your account