IMG 0149

A Universidade de Cabo Verde realizou no dia 19 de outubro a Mesa Redonda Internacional sobre o ensino e a investigação em História nos tempos de hoje, que contou com comunicações de vários investigadores com o foco nas reformas curriculares no ensino da História.

A mesa redonda teve como propósito de promover diálogos entre a Academia e as Escolas, debruçando sobre o tema “O ensino e a Investigação em História nos tempos de hoje – Perspetivas Comparadas”, com enfoque em dois principais painéis: Reformas curriculares gerias e suas implicações no ensino da História e os Recursos didáticos e temas inovadores: resistências no mundo ibérico.

A Pró-Reitora para Investigação e Formação Avançada, Dominika Swolien realçou a importância do projeto RESISTANCE e desta mesa redonda para a estratégia, ciência e extensão na Uni-CV, sublinhando também a importância da projeção e do prestígio internacional no acelerar da cultura do projeto científico.

“Esta mesa redonda é um exemplo de excelência de como se pode aproximar os cientistas internacionais aos professores de história no ensino secundário. Atrevo-me a dizer que neste momento a Uni-CV se encontra no processo de transição, entre uma universidade de ensino e uma universidade que seja cada vez mais de investigação e de extensão”, acrescentou a Pró-Reitora durante a sua intervenção.

Para Mafalda Cunha, coordenadora internacional do projeto RESISTANCE, a realização desta mesa redonda é o "aprofundamento dos conhecimentos", principalmente sobre a reflexão das reformas curriculares no sistema educativo em Cabo Verde e Portugal.

O evento visou a reflexão sobre o papel da História nos sistemas educativos atuais, em particular na realidade educativa cabo-verdiana e portuguesa, incluindo debates sobre o processo de desenvolvimento curricular no Ensino Secundário desencadeado pelo Ministério da Educação de Cabo Verde, e criar ambientes de discussão que possam sensibilizar professores de História para abordagens de temáticas inovadoras, como a das resistências, nos espaços ibéricos entre os Séculos XVI e XIX.

Em representação a Direção Nacional da Educação no evento, Prof. Rosa Silva "congratula-se" com a realização da mesa redonda internacional, considerando que esta demonstra a importância da história na educação e que a mesma traz recomendações para permitir a melhoria da qualidade do sistema educativo cabo-verdiano.

“Da nossa parte vamos seguir atentamente as comunicações dos senhores oradores, contanto que nos tragam ensinamentos que nos apoiarão no empreendimento no qual o país está a construir, ou seja, um currículo escolar em que a disciplina de história irá ajudar o professor no desenvolvimento das habilidades que este ensino traz ao aluno”, prosseguiu.

Segundo Dominika Swolkien, a Uni-CV ambiciona a aproximação da universidade a altos níveis de ensino e, quer “trabalhar cada vez mais e melhor com o Ministério da Educação, para acompanhar de forma sistemática os professores do ensino básico e secundário", permitindo também a melhor articulação entre vários subsistemas do ensino cabo-verdiano.

 

Galeria de fotografias

Don't have an account yet? Register Now!

Sign in to your account