Aniversario_15.jpg

No dia 22 de novembro é celebrado o décimo quinto aniversário da primeira Universidade Pública de Cabo Verde, Uni-CV e a data foi comemorada pela primeira vez na maior infraestrutura estudantil do país, localizada em Palmarejo Grande.

A comemoração contou com a presença do Presidente da República, José Maria Neves, membros da equipa reitoral, colaboradores dos projetos, docentes e estudantes, pessoas que, como frisou a Reitora Judite Nascimento, “são todos os responsáveis que contribuíram e contribuem para o desenvolvimento da universidade pública enquanto casa de saber”.

Além de ser um momento de comemoração, houve um momento também de avaliação e de lembrança dos percursos da universidade, tendo em conta que já se aproximam as eleições para o cargo do novo (a) reitor (a) e sua equipa que continuarão o trabalho já feito.

Empossada desde fevereiro de 2014, a Reitora Judite Medina do Nascimento tomou a palavra no 15º aniversário da Uni-CV, para proferir o seu último discurso, enquanto Reitora, na cerimónia de aniversário da Uni-CV. Sublinha que a criação da eleição para o Reitor possibilitou uma mudança no estado da comunidade académica, que passou a ter um titular com um papel de guardião de seus Estatutos.

A Reitora aproveitou a ocasião para falar de alguns desafios que havia em 2014 e que receberam sua especial atenção e de sua equipe, tais como a melhoria na qualidade dos serviços prestados pela universidade, melhorias significativas das condições de trabalho, melhorias nos equipamentos e laboratórios, criação de medidas de incentivos para a formação de docentes, aperfeiçoamento das bibliotecas e valorização dos estudantes.

Destaca também alguns projetos criados que estão a ter um enorme impacto nos beneficiários: como o Mestrado Integrado em Medicina, a Licenciatura em Direito, o programa Empreamar Cabo Verde, ICube, os Institutos e as Casas da Ciência.

Concluiu dizendo que a universidade conseguiu cumprir a maior parte das metas que foram traçadas e deseja “muitos parabéns a todas e todos os membros da Comunidade Académica da Uni-CV, votos de muita saúde, sucessos e prosperidade”.

José Maria Neves, Presidente da República de Cabo Verde, no seu discurso, considerou a Universidade Pública como útil e importante para a valorização e transformação do capital humano cabo-verdiano. Retornou ao passado para falar dos sentimentos que teve ao inaugurar a universidade quando era Chefe do Governo: “tinha eu plena convicção de que havíamos instalado uma das peças fundamentais para dar resposta às demandas do ensino superior e para abrir um novo tempo cabo-verdiano”.

O Presidente da República diz-se consciente dos desafios que ainda persistem, como o caso das progressões aos docentes, atribuição de bolsas de estudo e o pouco financiamento do Estado. Como solução recomenda um diálogo entre as partes envolvidas. Ressalta que alguns objetivos se mantêm os mesmos: a criação de um centro público de ensino, ciência e tecnologia, pois é através do conhecimento que poderemos descobrir a história do país, superar as dificuldades e caminhar para o desenvolvimento.

Para que isso aconteça, o Presidente enumera cinco práticas: 1. ajustar as universidades nacionais à realidade de Cabo Verde; 2. interação com a diáspora; 3. compreender o impacto das ações curriculares no quotidiano e desenvolver políticas para garantir a excelência; 4. tornar a Uni-CV uma universidade em rede, através de conexões com os vários outros centros de saber; 5. evoluir os conhecimentos e adaptá-los a Cabo Verde e ao Mundo.

José Maria Neves que já foi docente da Uni-CV, diz ter tido uma grande perda ao ter de deixar de dar aulas na Casa, e agradece aos seus estudantes, dirigentes, docentes, trabalhadores e a Reitora, dizendo: “a todos, muito obrigado”. Diz-se convicto de que esta Casa do Saber saberá mudar para se transformar em um dos agentes importantes para o desenvolvimento do país.

Edmilson Vaz, Presidente do Núcleo de Estudantes de Medicina da Uni-CV, expressa a sua alegria pelo grande percurso que a universidade fez, mesmo tendo tão poucos anos de vida. Explica que esta Casa, tal como as outras Casas do Saber, precisa dos estudantes por causa da sua força, iniciativa, motivação e empenho.

Pede por isso que haja um maior diálogo entre a equipa reitoral e os estudantes, porque só andando juntos haverá um desenvolvimento das ciências e da investigação em Cabo Verde. Continua dizendo que “a luta continua sempre e com os estudantes no Centro da tomada das decisões e da definição das metas”.

Os 15 anos de vida da Uni-CV foram comemorados em seu novo espaço em Palmarejo Grande, um dos grandes desafios concretizados pela equipa reitoral que termina agora o seu mandato. Portanto, os desafios persistem ainda e serão realizados aos poucos pelos que vão entrando depois.

A cerimónia terminou com a assinatura de protocolos com os parceiros e balanço da implementação do Plano Estratégico 2014/2020 e do Plano Plurianual de Atividades 2018/2022.

Don't have an account yet? Register Now!

Sign in to your account