concurso_CM.JPG CM_concurso.JPG

A Associação de Cinema e Audiovisual de Cabo Verde (ACACV) lançou, nesta segunda-feira, 24 de abril, o concurso de filmes de curta-metragem universitário do ano letivo 2022/23.

O concurso de curta-metragem universitário é uma competição nacional organizada pela ACACV, que inclui todas as universidades e oferece aos estudantes a oportunidade de apresentar suas ideias cinematográficas.

“O projeto consiste na produção de filmes pelos estudantes universitários de todas as universidades, independentemente da área de formação, na produção de filmes com o tempo de até 26 minutos, de acordo com a lei do cinema cabo-verdiano”, disse o presidente da ACACV, Júlio Silvão. 

Para o Pró-Reitor das áreas da Tecnologia, Inovação e Dados, Arlindo da Veiga, o concurso é bem-vindo na academia, pois oferece incentivos financeiros que podem ajudar os estudantes que enfrentam dificuldades em termos de materiais, como produzir um filme ou trabalhos práticos. No entanto, o mesmo reconhece que isso também pode ser um constrangimento para alguns alunos.

“É uma oportunidade das academias aproximarem da associação, de ter uma agenda em comum e de alargar o leque de colaborações que possam existir”, acrescentou.

Quanto à premiação, Júlio Silvão afirmou que os três primeiros classificados vão ter direito a um prémio. 

“O primeiro classificado ganha o prémio de 100 % da propina paga durante o ano letivo, o segundo classificado 75% da propina também durante o ano letivo e, por fim, o terceiro classificado, o pagamento de 50% da propina”, explicou o presidente da Associação de Cinema e Audiovisual de Cabo Verde. 

O projeto tem como patrocinadores o Instituto Camões, a Unitel Tmais, o Instituto do Desporto e da Juventude, Instituto para o Desenvolvimento do Empreendedorismo Joeense, Samsung Cabo Verde e Charles Company. 

Don't have an account yet? Register Now!

Sign in to your account