Reitor_Arlindo_Barreto.jpgA Universidade de Cabo Verde tem um novo Reitor para os próximos quatro anos. José Arlindo Barreto tomou posse na quinta-feira, dia 24 de março, numa cerimónia que decorreu no Centro de Convenções do Campus de Palmarejo Grande.

Perante uma plateia preenchida por representantes da comunidade académica e da sociedade civil, o até agora docente da Faculdade de Ciências Sociais, Humanas e Artes da Uni-CV teve a oportunidade de realizar a sua primeira intervenção pública, na qualidade de Reitor da Universidade de Cabo Verde.

Assumindo ser este um “momento pandémico”, José Arlindo Barreto iniciou o seu discurso sublinhando que encara o seu novo cargo como uma verdadeira missão de serviço público. “A Universidade de Cabo Verde tem por missão servir a sociedade cabo-verdiana através do conhecimento. Essa é a sua razão de ser e a Uni-CV serve fomentando a criação e disseminação do saber em todas as áreas, promovendo a aproximação e a comunicação entre saberes, culturas e pessoas,no respeito pela sua identidade e diversidade. Este é o nosso compromisso com o serviço público”, explicou.

E foi assim que o 4.º Reitor da Uni-CV fez questão de elencar a ambição da Uni-CV para os próximos anos, conforme o programa de ação: “Queremos uma Universidade Aberta, Global e Cívica. Uma Universidade Aberta à sociedade e pronta para servir, uma Universidade Global com o seu ensino e investigação a serem realizados em ambiente genuinamente internacionais; uma Universidade Cívica com toda a atividade, também profundamente comprometida com o desenvolvimento da sociedade, da cultura, da economia, da localidade ou região onde está implantada, e mais globalmente com o desenvolvimento do seu país e com o contributo deste para o contexto global”.

O Reitor da Uni-CV dirigiu-se aos estudantes, que, na sua opinião, são “o maior e mais importante ativo da Universidade de Cabo Verde” e, nesse sentido, apresentou um conjunto de ações, nomeadamente: políticas eficientes dos serviços da ação social e regulamentar os apoios para a alimentação, alojamento e saúde; promover atividades desportivas; garantir o funcionamento eficiente das residências universitárias e melhorar os transportes para o Campus da Praia; implementar o espaço "Fale com o Reitor" para que os estudantes possam, de forma direta, apresentar as suas preocupações. 

O Novo Reitor que exercerá suas funções pelos próximos quatro anos lembrou que a qualidade de ensino, o sucesso escolar e a atratividade da Uni-CV são pontos fulcrais da nossa ação. “É urgente repensar e rever métodos de ensino e aprendizagem, e apostar em metodologias mais inovadoras que vão ao encontro das necessidades dos estudantes, recém-chegados ao ensino superior”. 

José Arlindo Barreto disse que “a carreira e quadros dos colaboradores não docentes precisam ser valorizados. São uma força viva da Uni-CV, e ser-lhes-á atribuído um papel preponderante na concretização de etapas deste mantado reitoral. Uma das maiores preocupações deste projeto tem a ver com as pendências das progressões e no desenvolvimento da carreira do pessoal docente e não docente. Iremos retomar este dossiê que ficou institucionalmente parado. Tudo será possível pensando fora da caixa e trabalhando de forma diferente. Numa Uni-CV a caminho da sustentabilidade, plural, inclusiva, integradora e apostada em combater as desigualdades sociais, a ação social é um dos eixos estratégicos e a necessitar de medidas mais urgentes, pois o atual contexto pandémico exige reações atempadas”.

“Não restam dúvidas que a Universidade de Cabo Verde conheceu avanços significativos a todos os níveis, desde a sua criação. Há, no entanto, vários aspetos que precisam ser aprimorados, desde o desenho de um sistema de avaliação interna, o reforço à investigação, a reorganização dos serviços, a forma como lidamos com os estudantes, a gestão e a proteção de dados. O nosso projeto almeja promover práticas organizacionais mais democráticas, valorizando contributos de cada membro da academia”.

E, para atingir esse objetivo, o novo Reitor da Uni-CV espera contar com a colaboração de toda a comunidade académica. “Todos serão chamados a darem a sua contribuição para o desenvolvimento institucional”, assegurou José Arlindo Barretoantes de terminar a sua intervenção.

PMCV.jpg

O Primeiro-Ministro, Ulisses Correia e Silva, encerrou os discursos da noite e, na ocasião, manifestou toda a disponibilidade do Governo “para uma boa parceria em prol do desenvolvimento do ensino superior, em tempos de mudanças e de muitas incertezas, mas de reforçadas ambições".

“O sistema de ensino e universitário têm um papel fulcral nos processos de transformação”, defende o Primeiro Ministro, avançando que “o desenvolvimento do capital humano é o motor do trabalho, da produtividade, da inovação, da investigação, da ciência, do empreendedorismo, da quebra do ciclo vicioso da pobreza que se transmite de pais para filhos, da elevação social e da criação de oportunidades”.

Do lado do Governo, acrescenta, “temos em desenvolvimento o Programa de Reforma do Sistema de Ensino Superior e Ciência, visando à sustentabilidade institucional e científica das universidades, numa perspetiva de maior resiliência das instituições de ensino superior e de maior relevância do sistema de formação do capital humano”, assim como “contemplará reajustamentos da carreira docente e do investigador, através da adoção de novos estatutos, mais adequados à especialização das funções de docência e de investigação”.

A Reitora Cessante, Judite Medina do Nascimento, apresentou o legado dos oito anos do seu mandato, realçando os ganhos conseguidos e, por fim, agradeceu a todos os envolvidos no desenvolvimento da instituição. 

O evento terminou com a comunidade académica, a sociedade civil, familiares, amigos, assim como os demais convidados, a cumprimentarem o novo Reitor da Universidade de Cabo Verde para o quadriénio 2022-2026.

Galeria de Fotografias  

 

Don't have an account yet? Register Now!

Sign in to your account