Neste trabalho desenvolvi novas técnicas de pesquisa e desenvolvimento de trabalhos científicos e entre outros benefícios no que abrange as técnicas numéricas para resolver equações diferenciais parciais que descrevem problemas físicas. 

Identifiquei muitos pontos positivos durante todo o programa desde iniciativas para criar gosto para Matemática até preparação de alunos para a investigação científica.

Dependendo das condições financeiras futuras, pretendo continuar os estudos (mestrado) nesta área (modelação matemática) com aplicações nos problemas de mecânica dos fluidos e entrar no mercado de trabalho nesse ramo futuramente.

Este trabalho teve um significado importantíssimo para minha caminhada escolar sendo que me permitiu explorar a minha capacidade na área da investigação, me tornando cada vez mais autónomo e curioso querendo descobrir mais coisas novas. 

O projeto trouxe-me uma visão mais ampla da matemática, com a aquisição de novos conhecimentos, o interesse para investigação e uma maior capacitação para a inserção no mercado de trabalho.

O programa “Vocações para Matemática em Cabo Verde” foi para mim, uma oportunidade perfeita para aprofundar os meus conhecimentos, bem como aperfeiçoar a inteligência criativa e investigativa na área de matemática, visto que foi o primeiro contacto que tive perante uma investigação científica. Esse trabalho foi de uma grande valia na aquisição de novas aptidões, bem como a capacidade investigativa no que tange a Matemática, o que tem me ajudado no meu progresso académico. Pois, houve melhoria nas minhas notas, e por ser um trabalho muito autónomo, adquiri mais autoconfiança e independência na realização de outros trabalhos académicos. 

Tive a oportunidade de trabalhar sobre um tema que é bastante desafiador e interessante, e que não teria a oportunidade de trabalhar durante a minha licenciatura, e por ser novo deparei com algumas dificuldades no decorrer do trabalho, mas isso não fez com que eu desmotivasse, mas sim enfrentar de frente os desafios propostos, o que irá me servir de alicerce para enriquecer os meus conhecimentos e a minha bagagem como aluna. 

Também tive a oportunidade de conhecer e compreender mais sobre o software MatLab, visto que, foi algo novo, e também aprimorar os meus conhecimentos sobre o Latex. 

Este projeto abriu-me novos horizontes, ao ponto de planear os meus estudos futuros, seguir para o mestrado após o final da minha licenciatura, e posteriormente enriquecendo os meus estudos com o doutoramento.

Este trabalho permitiu-me trabalhar em alguns programas e softwares que não tinha qualquer contacto como o Latex, o R e ainda o python, que são ótimas ferramentas e muito úteis para qualquer formando. 

Esta experiência deixou-me com a mente mais aberta e com mais capacidade para adaptar a algo novo na minha vida académica e profissional. Despertou-me um melhor foco aos estudos e consequentemente mais responsabilidade. E isso refletiu no meu progresso académico, observado na melhoria das minhas notas. 

O programa em si foi ótimo e muito benéfico, permitiu conhecer pessoas novas, aproximar de professores, colegas e até estabelecer amizades. Um dos principais pontos são os conhecimentos adquiridos, e experiência obtida com a investigação, já que foi o primeiro contato com a investigação científica.

Encorajou-me de tal forma que estarei mais apto e preparado para entrar e enfrentar o mercado de trabalho tendo uma bagagem forte e rica de alicerces.

O meu desejo é ser um profissional de alto nível podendo dar uma boa contribuição para o desenvolvimento da nossa sociedade, como profissional e como cidadão. Assim, almejo progredir com os meus estudos para um mestrado e ainda um doutoramento. 

Na verdade, este programa nos dá a oportunidade de mostrarmos que nós os alunos não só aprendemos conceitos, representações e procedimentos matemáticos, mas que somos capazes de os usar para resolver uma grande variedade de problemas.  Assim como a oportunidade de nós os alunos mostrarmos que somos capazes de raciocinar matematicamente e de comunicar os nossos raciocínios ao mesmo tempo que desenvolvemos uma apreciação geral da matemática como modo de pensar, de interpretar a realidade e de intervir sobre ela. 

Gostei tanto do tema que quero aprofundar mais sobretudo nas suas diversas aplicações.

Agradeço muito a Fundação Calouste Gulbenkian pela oportunidade que deram-me de entrar num mundo de pesquisa cientifica de uma área bastante inovadora.

Don't have an account yet? Register Now!

Sign in to your account