IMG-20230309-WA0001.jpg IMG-20230308-WA0000.jpg

O Projeto Elevar2030, que visa desenvolver estações meteorológicas de baixo custo com foco na pesca sustentável, recebeu a visita do Investigador Gregory Jenkins e da estudante de Meteorologia Delián Colón, da Universidade da Pensilvânia.

A visita teve como objetivo conhecer melhor as instalações metodológicas do projeto, e trocar experiências com os participantes do projeto sobre observações metodológicas na África e sua importância para uma previsão adequada do tempo, especialmente em áreas de pesca sustentável

A estudante Delián Colón destacou a importância do projeto para previsão do tempo na África e comunidades vulneráveis, acrescentando que deve-se usar as observações para poder prever o tempo adequadamente.

Segundo a mesma, a diferença de trabalhar no projeto aqui em Cabo Verde e com a sua universidade nos EUA, é distinto, porque está acostumada a estar numa instalação com computadores, olhando para a metodologia em aparelhos eletrónicos, mas aqui em Cabo Verde, descreveu, "é um pouco diferente ver como a engenharia é explorada aqui na Universidade, pois colocam treinamento em prática, criando os instrumentos para as estações".  

De acordo com a fonte, a experiência de trabalhar no projeto em Cabo Verde é diferente daquela com a universidade nos Estados Unidos, justificando que isto se deve ao fato de estar acostumada a trabalhar em um ambiente equipado com computadores e a analisar metodologias em dispositivos eletrónicos. No entanto, em Cabo Verde, ela descreveu que "é um pouco diferente ver como a engenharia é aplicada aqui na Universidade, já que eles colocam o treinamento em prática, criando instrumentos para as estações".

O projeto Elevar2030, financiado pela Embaixada dos EUA em Cabo Verde, visa desenvolver estações meteorológicas de baixo custo para a promoção da pesca sustentável. As estações são responsáveis por medir diversos parâmetros, como temperatura, humidade, pressão atmosférica, agitação das marés, volume de precipitação da chuva, direção e velocidade do vento.

Os dados coletados são transmitidos para uma base de dados por meio de sensores e comunicação GSM, além de estarem disponíveis num aplicativo móvel para que pescadores e outros interessados possam ter acesso.

O projeto conta com a participação dos Professores Gregory Jenkins, Mateus Andrade, Sandra Freire e dos estudantes Fred Centeio e Edson Moreno, ambos do 4º ano do curso de Engenharia Eletrotécnica da Uni-CV.

Durante a estadia dos membros envolvidos, uma semana foi dedicada ao trabalho intenso, com direito a visita à zona piscatória de Santa Cruz para definir o local de instalação de uma das estações.

IMG-20230308-WA0008.jpg IMG-20230307-WA0009.jpg IMG-20230307-WA0015.jpg IMG-20230308-WA0009.jpg

Don't have an account yet? Register Now!

Sign in to your account