Edna-Menezes.jpeg

Edna Menezes, estudante do 3º  ano do Curso de Ciências da Comunicação da Universidade de Cabo Verde, venceu o concurso literário, no ramo da poesia, Plateau Poetry Slam. O resultado foi conhecido na noite de quarta-feira, 24 de março, no Centro Histórico do  Plateau. No entanto, as disputas entre os vários aspirantes a primeiro vencedor do Plateau Poetry Slam decorreram entre os dias 21, 22 e 23 de Março, contando com a organização do grupo Spoken Word Cabo Verde e com o Patrocínio da Câmara Municipal da Praia.

Para a realização do concurso, criou-se um regulamento, que estabelecia as várias etapas que se tinha que atravessar. Os normativos implicavam a distribuição dos concorrentes por quatro grupos, dos quais, os primeiros classificados de cada um seriam então os grandes finalistas. Desta feita, para chegar à finalíssima, Sinira Menezes (o nome artístico davencedora) teve que ultrapassar todos os concorrentes do seu grupo, o que lhe conferiu oportunidade para estar na grande final. Nessa fase de grupos, Edna (Sinira) Menezes apresentou dois poemas, sendo que cada um deles tratava um tema diferente: um versou sobre a questão da violência doméstica e outro incidiu sobre a questão identitária, com vista a enaltecer o homem negro (poema “O Neguinho). Dessa ronda de avaliação, Sinira conseguiu arrecadar 58 pontos.  Na segunda ronda das competições, que curiosamente era a da grande finalíssima, Sinira Menezes apresentou, igualmente, dois poemas, desta feita versando sobre temáticas diferentes: neste caso, tratava-sedos assuntos Cancro e Morna.

Em todas as fases da competição, Sinira Menezes ficou em primeiro lugar, pondo a sua poesia e a sua ‘performance’ em primeiro plano. Para trás, deixou grandes concorrentes, alguns tidos como potenciais vencedores, como o Myster Keh (4°lugar), Efy Kandjulado (3°lugar) e Jhon Rikinho (2°lugar).

Sinira Menezes é  natural de Ribeira Grande de Santiago e tem uma forte produção poética em Língua Cabo-verdiana. Conta  já com mais de uma década de carreira na área da poesia. Teve uma incursão académica pelo Curso de Direitono Instituto de Ciências Jurídicas e Sociais,  e neste momento está em vésperas de concluir o Curso de Ciências da Comunicação da Universidade de Cabo Verde, faltando-lhe, praticamente, um ano para finalizar esta etapa na sua formação.

 

AUTOR: Milson Rodrigues, 3º   Ano de Ciências da Comunicação / UNICV

UNIDADE CURRICULAR: Laboratório de Jornalismo de Imprensa I

Texto refeito pelo Prof. Silvino Lopes Évora, no quadro das práticas laboratoriais em Jornalismo.

Don't have an account yet? Register Now!

Sign in to your account