IMG_0120.JPG IMG_0057.JPG

No âmbito da disciplina de História da Comunicação e dos Media, os alunos do 1.º ano do curso de Ciências da Comunicação da Uni-CV organizaram o I Colóquio Cabo-verdiano de História da Comunicação e dos Media, com um debate em torno do tema “Televisão em Cabo Verde, de Hilário Brito aos Streaming Nas Redes Sociais”. 

De acordo com o Coordenador do Curso de Ciências da Comunicação, Silvino Lopes Évora, o evento tem por base, sobretudo, demostrar a necessidade de começar a explorar a história da Comunicação Social no país e ter os próprios protagonistas, que tiveram um papel importante na construção desses percursos, a dialogar com os alunos.

“A partir da Coordenação de Ciências da Comunicação visamos trazer inputs para formação dos alunos para desenvolverem esses tipos de eventos, e com isso, tirar subsídios para construir esse património do percurso da Comunicação Social em Cabo Verde”, afirmou Silvino Évora. 

Acrescentou ainda que a universidade tem esse papel de ajudar a sociedade a registar na sua memória coletiva, naquilo que é o percurso da Comunicação Social.

“É neste sentido que estamos a realizar esse evento. Começamos com a televisão, mas para os próximos anos pretendemos juntar pessoas ligadas a história da rádio, da imprensa escrita e dos midias digitais a fim de reconstruir o caminho que foi feito nesses setores em Cabo Verde”, prosseguiu o coordenador. 

No seu discurso de abertura, o Presidente da Faculdade de Ciências Sociais, Humanas e Artes, Daniel Medina, apontou que é importante que os estudantes conheçam os percursos, percebam o ponto de partida da humanidade nesse campo da Comunicação Social e estejam a par de grandes ruturas que foram feitas nestes domínios. 

“Há a preocupação de trabalhar os grandes momentos da evolução da comunicação humana e de levar o aluno à compreensão do fenómeno da transferência da imprensa da Europa para África, num contexto ainda de colonização, com a preocupação de compreender estes processos de introdução e os impactos sociais, culturais, ideológicos, económico e políticos”, apontou Medina.  

Para a aluna do primeiro ano do curso de Ciências da Comunicação, Nair Ramos, o evento deu a conhecer aos estudantes o percurso, surgimento e os desafios da Comunicação Social e trazer mais conhecimento para os alunos da área ao mesmo tempo que se configura em uma mais-valia para sociedade. 

História da Televisão - desde o aparecimento no mundo e a sua chegada em Cabo Verde -, a Televisão do Estado de Cabo Verde da TVEC a TCV, os canais internacionais em Cabo Verde, a primeira e segunda gerações da privatização do espetro televisivo, a entrada da televisão Digital Terrestre e a televisão vai a internet: o Streaming, foram os diferentes temas abordados durante o evento.  

Estiveram presentes profissionais dos Órgãos de Comunicação Social da Record TV, TCV, RTP África e Tiver, e profissionais da área de áudio visual. 

Don't have an account yet? Register Now!

Sign in to your account