Jose_vicente.jpg

A Universidade de Cabo Verde, através da CÁTEDRA UNESCO e do Projeto RESISTANCE, acolhe de 30 de Março a 29 de Abril, o 7º Investigador visitante, José Veríssimo Serrão do ISCTE-IUL (Portugal), no quadro do programa de mobilidade do projeto RESISTANCE - H2020-MSCA-RISE-2017 (Marie Skłodowska-Curie Research and Innovation Staff Exchange).

O referido investigador realizou, à chegada, um encontro de trabalho, no dia 30 de Março, com a equipa do Projeto RESISTANCE, na Uni-CV, antecedido de uma receção pela Pró-Reitora para as áreas de Investigação e Formação Avançada, Dominika Swolkien.

De entre as atividades académicas e científicas programadas no âmbito da sua missão, o Professor realizará, na Uni-CV, Campus do Palmarejo Grande (Edifício 8 - Auditório 202), um minicurso sobre Violência e Resistência, inserido no quadro temporal do RESISTANCE, a ter lugar nos dias 08 e 11 de Abril de 2022, sempre a partir das 09h30.

O Projeto RESISTANCE tem como objetivo investigar, produzir e disseminar conhecimento sobre as formas de resistência protagonizadas por pessoas discriminadas em função do seu género, religião, etnia, raça ou nível de riqueza. Nele procura-se comparar as resistências ocorridas nas metrópoles e nos diferentes espaços coloniais e aquelas que tiveram lugar nas partes portuguesa e espanhola dos impérios ibéricos, num período de observação longo que se estende desde os inícios do século XVI com a colonização em África, Ásia e América, até ao rescaldo das independências americanas na primeira metade do século XIX.

José Vicente Serrão é Doutor em História Moderna e Contemporânea, Investigador Integrado do Centro de Investigação e Estudos de Sociologia do ISCTE. Possui longa experiência docente em vários domínios de História, designadamente, a nível da Unidade Curricular: Novas Perspetivas de História Moderna e outras. Entre outras formas de divulgação científica, conta com 48 publicações em revistas científicas; 68 em livros e capítulos de livros e meia centena de textos resultantes de participações em eventos científicos. Ainda apresenta, no seu curriculum, 374 Citações em Web of Science, Scopus, e Google Scholar.

visita_professor.jpg

Don't have an account yet? Register Now!

Sign in to your account