Presidente_faed.jpg

A Presidente da Faculdade de Educação e Desporto da Universidade de Cabo Verde, Aleida Furtado, reuniu-se com o Ministro da Família e da Inclusão Social, Fernando Elísio Freire, no dia 22 de abril, no Palácio do Governo. 

O encontro serviu-se para apresentar o Mestrado em Educação Especial, o projeto de mobilidade à Universidade Federal de Santa Maria, com o objetivo de conhecer as boas práticas e as experiências de inclusão em Santa Maria, nos diferentes níveis de ensino.

Cabo Verde tem uma grande carência a nível do país, na área de Educação Especial. O fato de o curso ter formandos de diversas ilhas (Santo Antão, São Vicente, Sal, Boa Vista e Santiago) terá um importante impacto em diversos pontos do país.  Foram também realçadas as importantes parcerias internacionais, envolvendo três países, nomeadamente Portugal (Instituto Politécnico de Leiria), Brasil (Universidade Federal de Santa Maria) e Estados Unidos da América (docente da Universidade Rhode Island). 

A Presidente da Faculdade de Educação e Desporto partilhou o projeto do Centro de Recursos para a Inclusão Digital, solicitando o apoio do Ministro na procura de financiamento junto das organizações internacionais. Falou-se da necessidade de ter um intérprete de língua gestual para os surdos na Universidade de Cabo Verde.

No final do encontro foram oferecidos ao Sr. Ministro materiais acessíveis  produzidos pelos mestrados, nomeadamente o Hino Nacional, a história da Menina da Cadeira Azul e um livro da autora Célia Sousa do Instituto Politécnico de Leiria, inspirado numa criança de Santo Antão que ela conheceu numa das missões que realizou em Cabo Verde.

Don't have an account yet? Register Now!

Sign in to your account