Adida-de-cooperação-portuguesa.jpg

A Universidade de Cabo Verde recebeu a visita da Delegação da Cooperação Portuguesa, no passado dia 5 de maio, na sala de reuniões do edifício 2, do Campus de Palmarejo Grande. A vista teve como objetivo fazer a apresentação da nova Adida para a Cooperação, Odete Ferreira e Serra, bem como a partilha do ponto de situação dos projetos da Uni-CV desenvolvidos com a colaboração da cooperação portuguesa, dando maior enfoque ao projeto de Capacitação da Faculdade de Educação e Desporto, (FaED).

A delegação da Cooperação Portuguesa foi recebida pela Vice-Reitora para as áreas de Ensino, Formação e Inovação Pedagógica, Sandra Freire, pela Pró-Reitora para as áreas de Política Estudantil, Social e Extensão, Fátima Fernandes, pela Presidente da FaED, Aleida Furtado, pelo Presidente da Faculdade das Ciências Sociais, Humanas e Artes, Daniel Medina, pela Leitora do Português – Instituo Camões, Mariana Faria e pelo Professor da Faculdade de Ciências e Tecnologia, ex-responsável pela pasta de Ensino, Formação e Inovação Pedagógica, João Cardoso. 

Relativamente ao projeto de capacitação da FaED, foram apresentados os eixos orientadores, nomeadamente: a formação dos formadores; o reforço das capacidades para o desenvolvimento do Ensino à Distância; a reorganização curricular dos cursos de formação de professores; e a gestão da qualidade e avaliação dos cursos. Após a apresentação dos eixos foram detalhadas as ações desenvolvidas, as atividades em cursos e, finalmente, as atividades que ainda estão por realizar. 

No âmbito do referido projeto foi importante destacar as ações bem conseguidas, nomeadamente: a realização de duas fases da formação de formadores, abrangendo, na sua totalidade, cerca de 150 formandos (docentes da Uni-CV, docentes e coordenadores dos subsistemas secundário e básico) e uma formação em supervisão pedagógica que beneficia 45 docente; aquisição de equipamentos e montagem de duas salas de formação à distância no Polo III (finalizado), duas salas no Mindelo (em curso) e uma sala no polo I (em curso).  Importa referir que a montagem dessas salas já tem permitido a realização de aulas simultâneas em dois pólos diferente, bem como a revisão curricular dos planos de formação de professores realizadas, incluindo a criação e a creditação de dois cursos novos (Licenciatura em Educação Básica 1º Ciclo e Licenciatura em Educação Especial).

Encontra-se, em fase muito avançada, a construção de uma plataforma de gestão dos cursos. 

A nova Adida para a Cooperação elogiou o desenvolvimento do projeto e manifestou a sua disponibilidade em dar continuidade ao mesmo. 

Após o encontro, a delegação teve a oportunidade de visitar o Instituto Camões e a Casa da Ciência, duas áreas de extensão com importantes projetos em parceria com a Cooperação Portuguesa. Fez também parte deste roteiro de visitas a mediateca. 

Don't have an account yet? Register Now!

Sign in to your account