vladimir

Docente e investigador da Escola de Ciências Agrarias e Ambientais da Universidade de Cabo Verde (ECAA |UNICV), Vladmir Silves Ferreira publicou em setembro um novo artigo intitulado “Coronavírus SARS-Cov-2 e o Agravamento da Insegurança Alimentar em Países Africanos com Histórico de Eventos Climáticos e de Conflitos Armados”, na revista Simbio Logias da Unesp.

O artigo desenvolvido em coautoria com o Prof. Maitu Buanango, da Universidade de Zambeze, Moçambique, e a Profª Maria Rita Oliveira, da UNESP, Brasil, aborda criticamente o panorama das mudanças climáticas e conflitos armados em África, relacionando-os à pandemia da Covid-19 como fator de agravamento da situação de insegurança alimentar em países africanos.

Para a realização do efeito, o investigador baseou-se na revisão literária, apresentando primeiramente “o panorama sobre as mudanças climáticas e conflitos armados em países que experimentaram conflitos internos e catástrofes naturais”; num segundo momento, Ferreira buscou “explorar as implicações do novo coronavírus SARS-Cov-2 nesses cenários, apontadas medidas que, se fossem adotadas, poderiam mitigar a insegurança alimentar das populações expostas a esses cenários.”

A disponibilidade, o acesso, o uso e a estabilidade são as quatro dimensões consideradas pelo investigador como sendo a essência da Segurança Alimentar e Nutricional (SAN). Segundo o mesmo, “assim, almejam-se alimentos de qualidade disponíveis e universalmente acessíveis que promovam saúde e bem-estar dos povos sem comprometer a vida do e no planeta.”

De acordo com Ferreira no artigo, a partir de 2030 poderão morrer cerca de um milhão de pessoas por ano em todo mundo, devido a má nutrição, isto, caso não for dada uma resposta eficaz face as mudanças climáticas.

Os resultados apontam para mudanças climáticas como sendo multicausais, e constituem um fator de risco para a agricultura e a SAN nos países africanos, caracterizadas por destruição de culturas e diminuição da disponibilidade de alimentos. Os conflitos armados dificultam a produção e distribuição de alimentos, sobretudo para as pessoas afetadas.

Don't have an account yet? Register Now!

Sign in to your account