4 jobs

Investigadores nacionais e internacionais reuniram-se na Universidade de Cabo Verde para debater a importância da saúde pública em tempos de pandemia, no âmbito da 4ª Jornada Científica em Biologia & Saúde, realizada entre os dias 30 de setembro e 1 de outubro, online e presencial no Campus de Palmarejo.

Durante os dois dias, partilharam e discutiram a investigação científica realizada em Cabo Verde na área de saúde pública e refletiram acerca do papel da saúde pública em tempos da pandemia de Covid-19. A jornada marcou também a abertura do curso de mestrado em Saúde Pública da Uni-CV, que conta com a parceria de Brasil e Portugal.

Entre os tópicos discutidos nos dois dias de evento, constaram os temas-chave da saúde pública em tempos de pandemia da Covid-19, a saúde mental e consumo de álcool e outras drogas, a comunicação em saúde pública, os direitos humanos e a pesquisa em saúde, as doenças transmissíveis e a saúde materno-infantil.

No ato da cerimónia da abertura, o representante da Organização Mundial da Saúde, Hernando Agudelo, destacou a importância da saúde em tempos pandémicos que, no seu entender, é fundamental para o conhecimento necessário para saber lidar com a situação que estamos todos confrontados. Deste modo, podemos ter orientações claras para saber o que temos que fazer e agir da maneira mais rápida e efetiva para diminuir o impacto desta situação que estamos vivendo.

Por sua vez, o Diretor Nacional da Saúde, Artur Correia, afirmou que há uma resiliência positiva da Universidade de Cabo Verde, que se assume cada vez mais como entidade científica e técnica e como parceiro fundamental nas questões do país, nomeadamente em saúde pública.

Artur Correia defende que não há saúde pública sem participação das instituições, sem metodologia inclusiva, sem participação da própria população. A saúde pública moderna, hoje em dia, tem que ser vista como algo holístico, multissetorial, pluridisciplinar, que vai para além do setor da saúde em si. Para isso, as universidades têm um papel fundamental a dizer e a marcar presença nas questões da saúde pública. 

Por fim, o Presidente da Faculdade de Ciências e Tecnologia, Elves Chantre, fez um balanço bastante positivo da 4ª Jornada Científica em Biologia & Saúde, que atingiu os objetivos propostos para o debate. Aproveitou o momento para agradecer a todos os envolvidos na organização deste evento importante e a todos os conferencistas de Cabo Verde, Portugal e Brasil.

Don't have an account yet? Register Now!

Sign in to your account