Tecnologias_Blockchain_e_Web3.jpg

A Universidade de Cabo Verde (Uni-CV) faz o lançamento do programa AfricaOnChain Cabo Verde no Campus do Palmarejo Grande, na terça-feira, 13 de maio, às 10h. Este evento contará com a presença de parceiros internacionais, além do Vice-Primeiro Ministro e Ministro das Finanças, Olavo Correia. O programa, uma colaboração entre a Uni-CV, Pro Empresa através da Cabo Verde Digital, a 1Tribe e a Avalanche, visa capacitar a juventude cabo-verdiana nas tecnologias blockchain e Web3 de forma gratuita, reforçando o posicionamento de Cabo Verde como um polo tecnológico de destaque na África Subsaariana.

A 1Tribe, reconhecida por sua liderança em inovação digital e educação em blockchain na África, e a Avalanche, uma plataforma blockchain conhecida por sua alta velocidade, eficiência e segurança, juntam-se à Uni-CV neste compromisso de reduzir as disparidades em literacia digital no país. Este esforço conjunto foi formalizado com a assinatura de um Memorando de Entendimento em abril.

O programa AfricaOnChain Cabo Verde é uma iniciativa pioneira que oferece educação, mas também prepara a juventude cabo-verdiana para os desafios e oportunidades da era digital, com foco em inovação, empreendedorismo e crescimento económico.

O programa está aberto a jovens universitários, artistas, criativos e todos aqueles interessados em tecnologias blockchain e Web3. As aulas estão agendadas até 14 de junho de 2024, proporcionando aos participantes uma imersão em módulos de treinamento avançados, estimulando a criatividade e melhorando habilidades digitais. Além disso, os participantes receberão certificados oficiais que facilitarão o acesso a empregos na indústria da Web3 e oportunidades para apresentar seus trabalhos e conectar-se em um ambiente digital diversificado.

As inscrições para o programa AfricaOnChain Cabo Verde estão abertas até às 23h59 do dia 12 de maio de 2024. O público-alvo inclui jovens empreendedores, artistas, músicos, estudantes e licenciados com interesse em tecnologias Web3 e blockchain. Para se inscrever, os interessados devem preencher um formulário online, disponível no seguinte endereço: https://qrcodes.pro/mwyO7I.

Saidu_Bangura.jpg

Saidu_Bangura.jpg

Presentation-of-Women-cartaz.jpg

A Universidade de Cabo Verde promove a palestra intitulada “The (Mis)(Re)Presentation of Women in Selected African Literary Texts”, que decorrerá no dia 15 de maio, às 16 horas, no American Corner Ed.09 – sala 205, no Campus do Palmarejo Grande e online através da plataforma Zoom. A apresentação estará a cargo do Professor Saidu Bangura.

A literatura pós-colonial africana abordou várias questões cruciais que afetam o continente, mas a representação das mulheres nesse contexto literário tem sido menos explorada e frequentemente sujeita a estereótipos. Esta palestra focará em como as mulheres são retratadas em textos literários africanos selecionados e examinará o impacto das estruturas sociais, culturais e políticas na vida das mulheres africanas.

O Prof. Bangura explorará questões profundas sobre o papel das mulheres na literatura africana, questionando: Até que ponto os escritores representam as mulheres de acordo com os contornos da civilização cultural africana versus uma abordagem mais ocidentalizada? Como as mudanças sociopolíticas, socioeconómicas e socioculturais têm afetado as mulheres africanas na literatura? Qual é o significado de ser mulher em países pós-coloniais onde a violência, tanto física como psicológica, continua a ser uma ferramenta predominante, especialmente contra mulheres e crianças?

Esta análise visa desmistificar os mitos que cercam as mulheres africanas e proporcionar um novo olhar sobre as narrativas que moldam a perceção da mulher no panorama sociocultural africano.

O Prof. Bangura é licenciado em Inglês e Linguística pelo Fourah Bay College, Universidade da Serra Leoa, e doutorado em Tradução, Comunicação e Cultura pela Universidade de Las Palmas, Espanha. Atualmente, ele é Professor Auxiliar de Inglês na Faculdade de Ciências Sociais, Humanas e Artes da Universidade de Cabo Verde e tem contribuído para a investigação linguística e cultural tanto de Cabo Verde quanto de Serra Leoa.

Saude_mental_materno_-.jpeg

Seminario_saude_mental_materna.jpg

Fernando_Petronilho.jpg

Cartaz_papel_enfermeiro.jpg

Don't have an account yet? Register Now!

Sign in to your account