cartaz1 - NOTA Justificativa

O mestrado em PATRIMÓNIO, MUSEOLOGIA E DESENVOLVIMENTO pretende formar especialistas interligando o Património e a Museologia através de um diversificado conjunto de valências numa orientação científica interdisciplinar e estruturada na via do desenvolvimento, ao fornecer uma formação avançada de acordo com as normas internacionais e apetrechar especialistas com ferramentas conceptuais e metodologias apropriadas para estas áreas e tendo como referência as especificidades de Cabo Verde.


2 – OBECTIVOS

(a) Desenvolver o estudo científico de uma área imprescindível para o conhecimento da sociocultura cabo-verdiana, e orientada para a defesa, preservação e dinamização do Património cabo-verdiano, contribuindo para a reafirmação da Identidade Nacional.

(b) Fornecer uma formação avançada em estreita articulação com os padrões internacionais e adequada à realidade cabo-verdiana.

(c) Incentivar a investigação centrada na interdisciplinaridade, sublinhando as especificidades que caracterizam o espaço arquipelágico nacional.

d) Propiciar um ambiente de reflexão e diálogo entre investigadores, docentes e estudantes, no sentido da criação de uma massa crítica que alicerce a optimização das relações Património - Museologia - Desenvolvimento.

(e) Contribuir para o aumento das competências de especialistas, profissionais e docentes, através de actualizadas técnicas, metodologias e aprofundamento de conhecimentos nestes campos específicos.

(f) Definir estratégias da dinamização patrimonial conjugada com a coerente gestão dos produtos turísticos, tendo em vista o desenvolvimento sustentável e equilibrado.

(g) Preparar especialistas para a utilização de ferramentas particularmente relevantes nos domínios da inovação, competitividade, sustentabilidade e qualidade na via do desenvolvimento.


3 - DESTINATÁRIOS

O curso de mestrado destina-se, prioritariamente, a licenciados na área das Ciências Sociais e Humanas, quadros nacionais e técnicos com uma formação reconhecida em áreas complementares ou integradas em domínios afins ao Património, à Museologia, à História Natural, ao Ambiente e ao Desenvolvimento Sustentável.

4 - SAÍDAS PROFISSIONAIS

Capacitar especialistas com formação científica e técnica direccionada para a investigação, defesa, preservação e dinamização do património cabo-verdiano, museus, centros culturais, casas da cultura, reordenamento do território, ecologia e ambiente, projectos de cooperação internacional, ensino secundário, médio e superior, centros de formação e escolas profissionais, gestão de bens patrimoniais, bem como assegurar a necessária creditação para a integração e desempenho de funções em diversas áreas de ministérios, autarquias locais, organismos públicos e privados, consultadoria e assessoria, empresas e empreendimentos turísticos e agências especializadas.


5 - ESTRUTURA CURRICULAR

O Mestrado em Património, Museologia e Desenvolvimento está estruturado em quatro semestres, organizados por duas fases, sendo a primeira correspondente aos três semestres lectivos e a segunda reservada à elaboração da dissertação final ou à conclusão do curso mediante estágio supervisionado com elaboração de um relatório final (quarto semestre).

A organização da parte lectiva do curso em referência é composta por dez disciplinas obrigatórias, acrescidas de mais duas opcionais, escolhidas pelos mestrandos de entre as quatro que lhes são disponibilizadas.

Calendário

Apresentação de Candidaturas
Início: 06 de Dezembro de 2013
Fim: 17 de Janeiro de 2014

Selecão dos Candidatos
Início: 20 de Janeiro de 2014
Fim: 24 de Janeiro de 2014

Matrícula
início: 03 de Fevereiro de 2014
Fim: 28 de Fevereiro de 2014

Início do Programa de Mestrado
03 de Março de 2014

Processo de Candidatura e Matrícula
Serviços Académicos - Pós-Graduação
Universidade de Cabo Verde
Campus do Palmarejo, Praia

Contacto:
D.Maria de Fátima Barros
Sala 122
Telefone: (+238) 262 9127 / (+238) 262 9112
Correio eletrónico: This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it.

Comissão do Curso de Mestrado

Director do programa de mestrado
Prof. Doutor João Lopes Filho

Vogais
Prof. Doutor Henrique Coutinho Gouveia
Prof. Doutor Baltazar Soares Neves

Pin It