Visita_INPI.jpg

Na quinta-feira, 11 de abril, a Universidade de Cabo Verde (Uni-CV) recebeu uma delegação do Instituto Nacional da Propriedade Industrial do Brasil (INPI) e da Agência Brasileira de Cooperação (ABC), num encontro realizado na reitoria, no Campus do Palmarejo Grande. A delegação, acompanhada da presidente do Instituto de Gestão da Qualidade e da Propriedade Intelectual (IGQPI), Ana Spencer Barros, foi recebida por membros da equipa reitoral e dirigentes da Uni-CV.

A visita teve como propósito explorar as possibilidades de cooperação entre as duas instituições, focando-se na promoção e no uso dos Direitos de Propriedade Industrial em sectores estratégicos essenciais para o desenvolvimento de Cabo Verde.

A presidente do IGQPI sublinhou a importância da propriedade industrial no contexto da investigação académica, realçando que "a propriedade industrial é essencial na proteção dos ativos desenvolvidos aqui, facilitando a introdução segura das inovações no mercado". Por sua vez, Julio César Castelo Moreira, presidente do INPI, na sua primeira visita à Uni-CV, destacou a experiencia experiência do Brasil na gestão da propriedade intelectual nas universidades, sublinhando o papel crucial das universidades brasileiras como motores de inovação no país. Esta experiência mostra como a propriedade industrial pode impulsionar o desenvolvimento económico e social, um modelo que a Uni-CV procura seguir.

A Vice-Reitora da Uni-CV para as áreas de Ensino, Formação e Inovação Pedagógica, Sandra Freire, destacou o empenho da universidade em fomentar o desenvolvimento tecnológico e a investigação, com um enfoque particular na área da Saúde. Frisou que a Uni-CV, em colaboração com o IGQPI, está empenhada em enfrentar os desafios associados à propriedade intelectual, assegurando que as inovações desenvolvidas na universidade sejam adequadamente protegidas e valorizadas.

Galeria de fotografias

Don't have an account yet? Register Now!

Sign in to your account