+ Notícias

«
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
»

+ Eventos

Cartaz-80_4_2_c5d17.jpg

No âmbito das atividades académicas da Escola de Negócios e Governação da Universidade de Cabo Verde (Uni-CV), realiza-se no dia 25 de junho de 2025, das 09h00 às 11h00, uma Aula Aberta subordinada ao tema: “Segurança Marítima em Cabo Verde: O Papel Vital da Guarda Costeira através do COSMAR”.

Esta iniciativa integra as comemorações do 50.º Aniversário da Independência Nacional, promovidas pela Comissão Nacional Organizadora, e faz parte da programação institucional da Guarda Costeira de Cabo Verde, com especial ênfase no reforço da cultura de segurança e defesa marítima do arquipélago.

A palestra será proferida pelo Capitão-Tenente Engenheiro Ricardo Yannick Cabral Lopes Dias, Diretor do COSMAR – Centro de Operações de Segurança Marítima, estrutura essencial na arquitetura nacional e regional de segurança marítima. O COSMAR tem um papel estratégico na vigilância, coordenação e resposta a ameaças como pirataria, tráfico de drogas e pessoas, pesca ilegal, entre outras atividades ilícitas no espaço marítimo sob jurisdição cabo-verdiana.

O objetivo da Aula Aberta é sensibilizar e envolver a comunidade académica para a importância crescente da segurança marítima no contexto das Relações Internacionais contemporâneas, bem como divulgar as missões e capacidades operacionais da Guarda Costeira e do COSMAR no quadro dos compromissos nacionais e regionais de Cabo Verde.

Destinatários:
Estudantes e docentes da Uni-CV, representantes de instituições ligadas à segurança e defesa, sociedade civil e público interessado.

Data: 25 de junho de 2025
Hora: 09h00 – 11h00
Local: Sala 102, Edifício 8 – Campus do Palmarejo Grande
Orador: Capitão-Tenente Eng. Ricardo Yannick Cabral Lopes Dias, Diretor do COSMAR
Organização: Curso de Direito, Segurança Pública e Proteção Comunitária e Curso de Relações Internacionais e Diplomacia, Escola de Negócios e Governação | Uni-CV

Cartaz-80_4_a7c26.jpg

coverfcshasss_83dd0_1b946.png

No dia 1 de julho de 2025, a Faculdade de Ciências Sociais, Humanas e Artes da Universidade de Cabo Verde(Uni-CV) acolhe a sessão de abertura do evento Métodos, Experiências e Práticas de Investigação nos Estudos da Memória. A iniciativa é organizada em parceria com o Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra, no âmbito do projeto europeu GHOST (MSCA – 101105812).

O evento inicia-se com uma conferência intitulada “Experiências de Pesquisa. Os cabo-verdianos nas roças de São Tomé: História, Memória e Contra-Narrativas", que contará com intervenções dos investigadores António Correia e Silva e Carla Indira Semedo, com moderação de Inês Nascimento Rodrigues, investigadora principal do projeto GHOST.

A sessão terá lugar no Auditório 101 do Edifício 8 da Uni-CV, a partir das 9h00, e será precedida por intervenções institucionais da Presidente da FCSHA, Prof.ª Fernandina Fernandes, e da Pró-Reitora Prof.ª Fátima Fernandes.

Mostra de curtas-metragens integra programa do evento sobre memória colonial e anticolonial

Entre os dias 2 e 4 de julho de 2025, decorre na Uni-CV e a exibição de três curtas-metragens realizadas por Diana Andringa, integradas na programação do evento “Métodos, Experiências e Práticas de Investigação nos Estudos da Memória”, organizado pela FCSHA-Uni-CV em colaboração com o CES-UC.

As sessões terão lugar no Auditório 101 do Edifício 8 da Uni-CV, sempre às 16h00, com entrada livre, e incluem comentários por parte de especialistas e convidados/as.

A iniciativa propõe um diálogo entre cinema, investigação e práticas de resistência memorial, refletindo sobre as continuidades e disputas em torno da história colonial e das lutas anticoloniais em Cabo Verde.

Cartaz_3-80_1_45a13_CANCELADO_a9a1a.jpg

Don't have an account yet? Register Now!

Sign in to your account