Acordo visa impulsionar a mobilidade, a investigação conjunta e a partilha de conhecimento entre as instituições de Cabo Verde e Portugal, fortalecendo os laços da lusofonia.
O Reitor da Uni-CV, José Arlindo Barreto, e o Presidente do IPV, José dos Santos Costa, no momento da assinatura do acordo na Reitoria, em Praia.
A Universidade de Cabo Verde (Uni-CV) e o Instituto Politécnico de Viseu (IPV), de Portugal, deram hoje 8 de julho um passo decisivo no fortalecimento da sua cooperação ao assinarem um Acordo-Quadro que promete dinamizar o intercâmbio académico e a investigação científica entre as duas instituições. A cerimónia, realizada na Reitoria da Uni-CV, foi presidida pelos líderes de ambas as instituições, o Reitor José Arlindo Barreto e o Presidente José dos Santos Costa.
O protocolo estabelece as bases para uma colaboração abrangente nos domínios da ciência, tecnologia, artes e humanidades. Entre as principais metas estão a realização de programas conjuntos de investigação, o desenvolvimento tecnológico e, crucialmente, o fomento da mobilidade de estudantes, docentes e pessoal não docente, criando um corredor de conhecimento e experiência entre Viseu e Cabo Verde.
Durante a cerimónia, o Presidente do IPV, José dos Santos Costa, destacou a importância da reciprocidade para o crescimento mútuo. “A nossa filosofia sempre foi valorizar as pessoas, os territórios e as instituições. A reciprocidade é o que nos permite crescer. Quando nos fechamos, torna-se difícil marcar a diferença. Mas quando 1 + 1 = 10, nesse sinergismo de potenciação, alcançamos o nosso grande desafio”, afirmou, sublinhando a visão de "abertura ao mundo" da sua instituição.
Na sua intervenção, o Reitor da Uni-CV, José Arlindo Barreto, reiterou a necessidade de transformar acordos em ações concretas que beneficiem a comunidade académica e o país. “É fundamental que possamos assinar protocolos e, sobretudo, que os coloquemos em prática. Apesar da globalização, há sempre especificidades que só podem ser vivenciadas nesta troca e que nos podem enriquecer mutuamente”, declarou o Reitor. "O que fazemos é para o bem da instituição e do país."
Um dos pontos de sinergia imediata identificados foi a área da Educação e Desporto. A Presidente da Faculdade de Educação e Desporto da Uni-CV, Aleida Furtado, que participou na cerimónia por videoconferência a partir do polo de Assomada, manifestou grande interesse em explorar cooperações na formação de professores. O interesse foi prontamente correspondido pelo Presidente do IPV, que descreveu a Escola Superior de Educação de Viseu como uma das mais dinâmicas do seu instituto, com forte tradição nas áreas da educação, desporto, comunicação e artes.
Este acordo, com uma validade inicial de três anos, formaliza a relação entre a Uni-CV e o IPV, mas abre portas para o desenvolvimento de projetos específicos, a candidatura a financiamentos conjuntos e a partilha de recursos pedagógicos e científicos, contribuindo para a internacionalização e o desenvolvimento sustentado de ambas as instituições.