A Universidade de Cabo Verde (Uni-CV) e o Accelerator Lab do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) Cabo Verde, lançam o concurso de design "KAFUKA", destinado a estudantes da instituição. O projeto "Kafuka Renewable Energy" destaca-se pela produção de candeeiros solares artesanais com tecnologia de impressão 3D, visando fornecer iluminação sustentável a famílias e comunidades de baixa renda em Cabo Verde.
O concurso, cujo edital foi divulgado desde do dia 2 de dezembro de 2024, tem como objetivo selecionar e premiar o melhor design para um candeeiro "KAFUKA", promovendo a criatividade, inovação e funcionalidade no design de luminárias. A iniciativa representa uma oportunidade para os estudantes da Uni-CV aplicarem os seus conhecimentos em prol do desenvolvimento sustentável e da inclusão social.
O concurso está aberto a estudantes da Uni-CV, que podem participar individualmente ou em grupos de até duas pessoas. Os participantes devem garantir a originalidade e autoria dos trabalhos apresentados, assumindo a responsabilidade por quaisquer reclamações de terceiros relacionadas com direitos de autor.
As inscrições foram prorrogadas até ao dia 10 de janeiro de 2025. Para se inscrever, os interessados devem enviar um e-mail para o RS2Lab da Uni-CV (Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.), com cópia para Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar., anexando o portefólio e os documentos, conforme o edital.
O projeto "Kafuka Renewable Energy",concebido pelo Accelerator Lab do PNUD Cabo Verde, surge como uma solução inovadora para o desenvolvimento sustentável em Cabo Verde, destacando-se pela produção de lâmpadas solares artesanais utilizando tecnologia de impressão 3D. A iniciativa visa fornecer iluminação sustentável a famílias e comunidades de baixa renda, mas também empoderar os estudantes a contribuir com soluções criativas para desafios sociais e ambientais.