Empossados_comissoes.jpg

A Universidade de Cabo Verde, realizou-se na terça-feira, 27 de fevereiro, a cerimónia de posse dos membros das Comissões de Avaliação e Controlo da Qualidade das Unidades Orgânicas. Este evento, que decorreu no auditório 101, do edifício 8, Campus do Palmarejo Grande e no Auditório da Faculdade de Educação e Desporto em Mindelo, reforça o firme compromisso da universidade com a excelência académica e administrativa.

O Presidente do Conselho da Qualidade e Avaliação, Arnaldo Brito, destacou em seu discurso a importância da criação dessas Comissões de Avaliação e Controlo da Qualidade em todas as unidades orgânicas, como um passo essencial para estabelecer e implementar um sistema interno robusto de garantia da qualidade. "Desde o início, fizemos a questão de que, nas unidades orgânicas, existissem comissões dedicadas à promoção da qualidade. A qualidade é uma responsabilidade de todos. Nesta primeira fase, é crucial desenvolver um conjunto de ferramentas, pois o grande desafio é dotar a universidade de um sistema interno de garantia da qualidade. Isso é fundamental”, afirmou Arnaldo Brito, sublinhando a necessidade de um esforço conjunto para alcançar a excelência.

Por sua vez, o Reitor José Arlindo Barreto, referiu-se à essencialidade da avaliação institucional, mencionando a criação das Comissões como um passo importante. "A avaliação é crucial para que possamos recolher dados que fundamentem as nossas decisões", disse ele, reiterando o firme compromisso da universidade com uma abordagem baseada em evidências para o desenvolvimento e a melhoria contínua.

No decorrer do seu discurso, Barreto enfatizou a importância do envolvimento de toda a comunidade académica neste processo, incluindo dirigentes, docentes e estudantes. "Contamos com todos vós que tomaram posse hoje, mas também com todos os responsáveis e estudantes. São extremamente importantes neste processo", destacou, realçando o papel vital de cada membro da comunidade na manutenção de altos padrões de qualidade na universidade.

Durante o discurso do Vice-Presidente do Conselho da Qualidade e Avaliação, Alcides Ramos, proferido no Auditório da Faculdade de Educação e Desporto em Mindelo, ele enfatizou a necessidade de envolvimento de toda a comunidade académica no processo de garantia da qualidade. Ramos ressaltou que a qualidade é essencial para diferenciar uma instituição de ensino superior de excelência de outras, e que o compromisso com a qualidade é partilhado por todos os membros da comunidade universitária.

“A qualidade não é um luxo, é uma necessidade. É o que diferencia uma universidade de excelência de uma universidade medíocre. É o que garante a relevância, a sustentabilidade e o reconhecimento da nossa instituição. E é o que nos motiva a estar aqui hoje, para celebrar um passo importante na implementação do nosso Sistema Interno de Garantia da Qualidade”, disse o Vice-Presidente. 

Os empossados, entre eles a Professora Maria de Lourdes Gonçalves, o Professor Odair Barros-Varela, o Professor Álvaro Ruiz, o Professor Manuel de Jesus Tavares e o Professor Rui Manuel Pereira, comprometeram-se a liderar as suas respetivas unidades orgânicas na busca contínua pela excelência. A diversidade de áreas representadas, desde a Escola de Ciências Agrárias e Ambientais até a Faculdade de Ciências Sociais, Humanas e Artes, reflete o amplo espectro de atuação da Uni-CV na promoção da qualidade educacional.

Fotografias do ato

Don't have an account yet? Register Now!

Sign in to your account