visita_estudantes_BSU_UNICV.jpg

Um grupo de estudantes da Bridgewater State University (BSU), Massachusetts, dos Estados Unidos, realizou uma visita à Universidade de Cabo Verde (Uni-CV) na sexta-feira passada, dia 5 de janeiro. Esta visita, que incluiu um encontro de cortesia com o Reitor da Uni-CV, José Arlindo Barreto, é parte de uma jornada educativa e cultural que tem como destino principal a ilha do Fogo, notável pelo seu contributo substancial para a diáspora cabo-verdiana nos EUA.

Um dos focos centrais da visita foi o Instituto de Língua Inglesa Dana Mohler-Faria (ILI) da Uni-CV, uma instituição criada em homenagem ao ex-presidente da Universidade Estadual de Bridgewater, Dana Mohler-Faria. Este instituto, inaugurado em 3 de dezembro de 2016, simboliza a profunda ligação entre as duas universidades e o papel ativo de Mohler-Faria na formação da parceria educacional entre Cabo Verde e os EUA. A escolha do nome para o Instituto reflete o impacto significativo de Mohler-Faria na comunidade cabo-verdiana, tanto em Cabo Verde quanto na diáspora.

Durante a visita, os estudantes da BSU tiveram a oportunidade de explorar o campus da Uni-CV, incluindo locais chave como a Casa da Ciência e o Centro de Convenções, aprofundando assim o seu entendimento sobre a cultura e educação cabo-verdiana. A troca de experiências entre os estudantes da BSU e da Uni-CV foi um ponto alto, proporcionando uma valiosa oportunidade de aprendizado e intercâmbio cultural.

Representando a BSU estavam o Professor James Hayes-Bohanan, Ângelo Barbosa, diretor do Instituto Pedro Pires para Estudos Cabo-verdianos, e um grupo de estudantes, alguns dos quais descendentes de cabo-verdianos originários das ilhas do Fogo, Brava e Santo Antão. A Uni-CV foi representada pelo seu Reitor, diretora do ILI, Donzília Soares, Assessor para Cooperação, Internacionalização e Mobilidade, Bruniguel Andrade e a Coordenadora do Grupo Disciplinar de Estudos Ingleses, Lindimalva Lima.

A visita é parte de uma missão mais ampla, organizada pelo Instituto Pedro Pires para Estudos Cabo-verdianos, que levará os estudantes à ilha do Fogo para uma investigação sobre a economia do café. Este projeto fortalece os laços académicos entre as duas instituições, mas também proporciona aos estudantes da BSU uma experiência imersiva e educativa na rica cultura cabo-verdiana.

Galeria de Fotografias

Don't have an account yet? Register Now!

Sign in to your account