coloquio_professores_frances.jpg

A Universidade de Cabo Verde (Uni-CV) está atualmente a acolher o 2º Colóquio Nacional dos Professores de Francês, organizado pela Associação dos Professores de Francês de Cabo Verde (APROF-CV). Este evento, que se iniciou hoje e termina a 12 de janeiro, está a decorrer no anfiteatro 101, edifício 8 da Uni-CV, em Palmarejo Grande.

O colóquio, sob o tema "A utilização de ferramentas digitais para o ensino/aprendizagem da francesa língua estrangeira e o seu impacto no desenvolvimento da prática oral", reúne professores de francês de várias regiões de Cabo Verde e destaca a importância da tecnologia na educação linguística.

O evento contou com discursos do Reitor da Uni-CV, José Arlindo Barreto, que enfatizou a importância deste encontro para o fortalecimento das competências linguísticas e pedagógicas em Cabo Verde. No seu discurso, discorreu sobre a revolução cognitiva provocada pela Internet e os meios digitais, uma análise inspirada no trabalho de Raffaele Simone. Barreto salientou o impacto dessas mudanças na inteligência, nos sentidos, na relação com o conhecimento e nas relações sociais, destacando a importância da "cultura digital" e os desafios que ela apresenta à educação contemporânea.

A docente da Faculdade de Ciências Sociais, Humanas e Artes, Isidora Maria Da Graça Fortes proferiu a conferência inaugural, abordando a evolução do ensino do francês em Cabo Verde, desde os anos 80 até a era digital. Seguiram-se apresentações e mesas redondas focadas na integração eficiente de ferramentas digitais no ensino da língua francesa, com especial atenção à prática oral.

O colóquio proporciona um espaço valioso para discussão e partilha de experiências sobre a utilização de recursos audiovisuais em sala de aula, a importância da pronúncia e entonação no aprendizado do francês e o papel da tecnologia na superação dos desafios educacionais.

O encerramento do colóquio está previsto para amanhã, 12 de janeiro, com a entrega de certificados de participação aos participantes, celebrando o compromisso com a educação linguística de qualidade em Cabo Verde.

Galeria de Fotografias

Don't have an account yet? Register Now!

Sign in to your account