GridArt 20230220 141410393Foto 2

“O G da Questão” é um programa radiofónico em formato podcast, criado pela antropóloga Celeste Fortes, docente e Investigadora da Uni-CV, e pela jornalista Lourdes Fortes, que estreou-se em Fevereiro de 2022, na Rádio Morabeza. Durante a primeira temporada o programa convidou vinte mulheres, para conversarem sobre diversos temas do universo feminino que ficam, quase sempre, à margem do espaço público nacional. Assunto remetidos para os “baús do silêncio”, como ressaltou a Antónia Mosso, que fez a apresentação do livro, em São Vicente.

A obra, que é um exercício de transferência e transformação do conhecimento que a investigadora tem produzido sobre as questões de género, assume-se como um recurso para o aumento da literacia sobre o universo feminino cabo-verdiano nas suas múltiplas dimensões, tanto em Cabo Verde como em outros contextos, por exemplo, PALOP e CPLP.

Num contexto onde os recursos pedagógicos precisam ser diversificados, particularmente no que se refere às questões de educação sexual, identidade de género, relações de género, corpo, “O G da Questão na Rádio”, e agora em livro, é um conteúdo inédito nos mercados mediático e editorial cabo-verdianos.

O livro que conta com o prefácio da escritora cabo-verdiana Dina Salústio, com o apoio do Fundo das Nações Unidas para a População, Centro de Investigação em Género e Família - Universidade de Cabo Verde, Instituto Cabo-Verdiano para a Igualdade e Equidade de Género e Expresso das Ilhas.

A obra foi apresentada no dia 27 de janeiro na cidade da Praia e no dia 16 de fevereiro em Mindelo.

O livro que teve uma impressão em papel está também disponível para download nos seguintes endereços:

 https://dl.orangedox.com/ogdaquestao

https://www.scribd.com/document/622080023/O-G-da-Questao

Don't have an account yet? Register Now!

Sign in to your account