IMG 0573

A Universidade de Cabo Verde recebeu, no dia 8 de dezembro, a delegação da Bridgewater University (BSU), com o objetivo de estreitar a parceria que existe entre as duas instituições há mais de 10 anos.

A delegação da BSU fez-se presente com mais de 18 membros que trabalham nos diferentes departamentos da universidade. Todos mostraram a sua alegria de visitar a Uni-CV e fizeram votos de que a cooperação permaneça.

A Vice-Reitora, Sandra Freire agradeceu ao BSU pela visita que é fruto da parceria que as duas instituições de ensino têm desde 2014, com destaque para 2009 em que foi assinado um memorando de entendimento entre a Uni-CV, BSU e Ministério da Educação.

Uma cooperação focada em desenvolver as capacidades da comunidade académica, promover a aprendizagem da língua inglesa por meio do Instituto de Língua Inglesa e, a mobilidade de docentes, estudantes de graduação e Pós-Graduação.

Sandra Freire salientou que a Uni-CV quer contar com a ajuda da BSU como parceiro focal para mobilizar a diáspora cabo-verdiana a nível da investigação e cultura, solicitando ainda o apoio na instalação do centro da Uni-CV na ilha do Fogo, um espaço que além de promover investigação também oferecerá cursos voltados para a região.

O Presidente da BSU, Frederick Clark sublinhou que o encontro é para reativar a parceria que expira em 2024, e convida a equipa reitoral para uma visita a BSU para mapear novas áreas que serão abrangidas na cooperação.

“Somos o parceiro da Uni-CV desde o início e queremos fazer a ponte entre a universidade e outras instituições do país”, afirmou, acrescentando que as áreas de segurança cibernética, administração da saúde pública e educação receberão forte destaque.

Em seu discurso, a Pró-Reitora para Investigação e Formação Avançada, Dominika Swolkien destacou que apesar das dificuldades financeiras, Cabo Verde tem registado enormes avanços na educação, evidenciando o aumento no número de professores doutorados presentes na universidade.

A responsável enumerou também algumas das áreas prioritárias para a cooperação entre as duas instituições, nomeadamente a inovação pedagógica, mobilidade, música, envolvimento da diáspora cabo-verdiana, sem esquecer da sustentabilidade e da transição digital.

Criada em 3 de dezembro de 2016, o Instituto de Língua Inglesa tem o nome de Dana Mohler-Faria, o ex-presidente da Universidade Estadual de Bridgewater, uma personalidade que deu um grande contributo para as parcerias entre a Uni-CV e outras universidade dos Estados Unidos.

O instituto tem como missão criar oportunidades para que a comunidade académica (estudantes, funcionários e docentes) possa aumentar a sua performance linguística em inglês, francês e outras línguas com as quais Cabo Verde tem um contato direto, Permitir aos Cabo-verdianos terem acesso a um leque de ofertas e cursos especializados e, contribuir para o conhecimento e partilha da cultura, literatura e língua.

 

Galeria de Fotografias

Don't have an account yet? Register Now!

Sign in to your account