premio cientifico eu cv1

A parceria entre Cabo Verde e a União Europeia (EU) celebra 15 anos de existência, e para marcar essa data será realizado um concurso que premiará os artigos científicos que abordem o tema ”15 anos da Parceria Especial entre CV e EU: Balanço e Perspetivas”, escritos por cidadãos nacionais, estrangeiros e dos Estados Membros da EU.

O concurso tem como objetivo estimular o desenvolvimento da pesquisa, produção de textos e contribuir para um debate sobre os 9 pílares que compõem a parceria, nomeadamente Boa Governação, Segurança/Estabilidade, Integração Regional, Convergência Técnica e Normativa, Sociedade do Conhecimento, Luta contra Pobreza e Desenvolvimento, Investimento, Crescimento e Emprego, Governação Marítima e Oceanos e Reformas Institucionais.

Entre os requisitos os candidatos devem estar em situação de estudantes de um curso de graduação, investigadores a nível de pós-graduação ou com o curso finalizado nos últimos 24 meses.

Os artigos científicos devem falar sobre os 15 anos da Parceria e dos piílares, apresentados tanto em língua Portuguesa ou estrangeira até o dia 28 de fevereiro de 2023, acompanhado do formulário de candidatura, curriculum vitae, trabalho científico e certificado de grau académico ou matrícula.

O autor deve pedir autorização para a publicação de imagens que não sejam de sua autoria e todos os artigos que tiverem evidência de plágio serão automaticamente desclassificados. Originalidade, relevância, qualidade, linguagem e metodologia serão os critérios levados em conta na avaliação dos júris.

Os vencedores na categoria Graduação levarão o prémio de 100 mil escudos (1º lugar), 50 mil escudos (2º lugar) ou 25 mil (3º lugar). Por outro lado, os vencedores da categoria de Pós-Graduação receberão o montante de 150 mil escudos (1º lugar), 100 mil (2º lugar) e 75 (3º lugar).

A Parceria Especial entre CV e EU foi assinada em 19 de novembro de 2007 com a missão de reforçar a relação político-partidária e promover a cooperação entre ambas as partes.

 

Edital do concurso

Don't have an account yet? Register Now!

Sign in to your account