capa crdetcheu

O projeto Cretcheu está na fase de preparação de um Mestrado Internacional que terá foco no estudo dos diferentes tipos de violência contra mulher nas zonas rurais, na medida em que a oferta para formação é bastante limitada nesta área.

Dados da Organização Mundial de Saúde (OMS) estimam que 736 milhões de mulheres com idades compreendidas entre 15 e os 49 anos já foram vítimas dessa violência pelo menos uma vez na vida, durante as suas relações íntimas ou fora delas. Um problema fortemente encontrado em países pobres, sendo que 37% acontecem nas zonas rurais que são as mais marginalizadas e privadas.

Nestas zonas rurais houve um aumento destas práticas que vieram acompanhadas de outros problemas sociais e económicos, portanto a resolução passa por incorporar o âmbito territorial específico das zonas rurais como uma abordagem inovadora.

O trabalho que será feito em colaboração com outras universidades deseja dotar os estudantes dos mais diversos conhecimentos relacionados com o tema, para serem uma vez ativa na prevenção deste problema.

O Mestrado será formado por um consórcio de oito universidades, quatro delas europeias e quatro não europeias, nomeadamente o Centro de Investigações e Estudos Superiores em Antropologia Social no México, a Universidade Federal de Paraíba no Brasil, o Centro de Investigação e Formação em Género e Família (CIGEF) da Universidade de Cabo Verde (Uni-CV), o Centro de Estudos da Mulher na Universidade de Bharathiar na Índia, a Universidade de Vilnius na Lituânia, a Universidade de Calabria em Itália e a Universidade do Minho em Portugal.

Cada universidade terá um papel no processo de ensino dos estudantes, sendo que as não europeias receberão os formandos para praticar e as europeias serão os responsáveis pela parte teórica.

Quanto aos estudantes exige-se que tenham um bom domínio da língua inglesa, que tenham um espírito de curiosidade e de pesquisa, na medida que terão muitas oportunidades de desenvolver os seus conhecimentos e contribuir com conhecimentos na área.

O projeto é liderado pela Universidade de Compostela, financiado pela Comissão Europeia no Âmbito do programa Erasmus. O projeto encontra-se na fase de preparação que será realizada em 15 meses, estando em construção a página web e o twitter do projeto. Ambiciona-se ter o projeto terminado até o próximo ano.

Don't have an account yet? Register Now!

Sign in to your account