Uni-CV_celebra_o_Dia_do_Geógrafo_e_do_Geólogo.jpg

A Universidade de Cabo Verde, através do Grupo Disciplinar de Geografia e Geologia e do Centro de Investigação e Formação em Género e Família (CIGEF), comemorou o dia do Geógrafo e do Geólogo no dia 30 de maio de 2022, sob o lema “Universidade alinhada e comprometida com os ODS, com algumas conferências alusivas à data, visando uma maior consciencialização e engajamento no aceleramento dos ODS e agenda 2030.

Este evento enquadra-se no plano de atividades do CIGEF e do Grupo Disciplinar de Geografia e Geologia e conta com a parceria do UNFPA em Cabo Verde, no quadro do PTA do CIGEF para 2022, mais concretamente a atividade sobre “Divulgação dos ODS no Ensino Superior Público cabo-verdiano”.

Tendo em conta a relevância das missões destas duas profissões e da própria Uni-CV para a concretização das metas traçadas para os ODS, as conferências abordaram os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, no quadro da Agenda 2030 das Nações Unidas. Neste particular, fez-se a chamada de atenção para os desafios das mudanças climáticas, a saúde e o bem-estar da vida terrestre e cidades e comunidades sustentáveis. Como se sabe, o impacto das mudanças climáticas afeta a todos; sendo, porém, mais rigorosa para grupos em situação de vulnerabilidade, mormente mulheres. Deste modo, este evento serviu também para refletir sobre os impactos das mudanças climáticas nas desigualdades de género e estratégias de adaptação e mitigação, visando um futuro mais sustentável e a contribuição das universidades no combate às mudanças climáticas e redução das desigualdades de género.

A cerimónia de abertura do evento foi presidida pelo Presidente da FCT, Eng.º. Jorge Tavares, que realçou o papel dos profissionais dessas áreas, da sua responsabilidade para com o ambiente e a sociedade em geral.

O Painel I foi moderado pelo Geógrafo e Professor João Neves de Carvalho. Para iniciar, a Geógrafa e Professora Judite do Nascimento, proferiu a conferência intitulada “A relevância da Geografia para a prossecução dos desafios atuais da humanidade”. A conferencista começou por identificar os desafios atuais da Humanidade, associando-os aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS 2015/2030), que vieram na sequência dos Objetivos de Desenvolvimento do Milénio (ODM 2000/2015). A Professora Judite Nascimento fez um recuo no tempo, e através de uma análise diacrónica que remonta aos anos 70, destacou dois grandes marcos: i) a assinatura do Protocolo de Montreal em 1987 e ii) A publicação do Relatório Brundtland (Nosso futuro comum - 1987); os quais, do seu ponto de vista, foram antecedentes e marcos importantes para a construção de uma agenda comum dos Países membros das Nações Unidas, para o desenvolvimento sustentável do Planeta Terra.  A autora destacou a relevância da geografia e o papel dos geógrafos, entre outros cientistas, na prossecução dos ODS, através da sua contribuição para atingir as importantíssimas metas da Agenda 2030. A conferencista aproveitou igualmente para mostrar a relação de complementaridade que existe entre a Geografia e as ciências com as quais tem maior proximidade, ressaltando a importância da multidisciplinaridade e da transdisciplinaridade para maior assertividade na prossecução das metas dos grandes desafios da humanidade. 

Na sequência, Ailton Tavares, Expert em Planificação Estratégica no projeto “Programa Plataformas Para Desenvolvimento Local e Objetivos 20/30 em Cabo Verde” (PNUD), apresentou a comunicação intitulada Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS): que papel se espera das IES?”. Realçou a importância, o papel das universidades na produção do capital humano e na redução das mudanças climáticas na inovação no pós-pandemia. Aproveitando o exemplo do curso de Pós-Graduação em Curso de Especialização (Aperfeiçoamento) em Desenvolvimento Local e Agenda 2030 e os seus impactes, através da capacitação das autoridades locais e nacionais em resposta às prioridades nacionais relacionadas com a gestão, o desenvolvimento local e a coordenação de políticas públicas a nível local, demonstrou os compromissos que a Uni-CV tem assumido nessa matéria, visando a concretização da agenda 2030. Este curso resulta de uma iniciativa do Governo de Cabo Verde, e é financiado pelo Governo do Grão-Ducado do Luxemburgo, implementada pela Direção Nacional do Plano do Ministério das Finanças e com a assistência técnica do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD).

Por sua vez, a Professora Luzia Oliveira, na sua comunicação sobre  “Os impactos das mudanças climáticas nas desigualdades de género – o papel das universidades no combate às mudanças climáticas e redução das desigualdades de género” destacou as dificuldades das mulheres em serem protagonistas das mudanças políticas, pelos desafios que enfrentam na atualidade, realçando a necessidade de se deixar de ver a mulher como uma vítima/vulnerável, na medida em que ela é um agente ativo da mitigação das mudanças nas respostas adaptativas e de mitigação. Segundo esta oradora, as mulheres têm potencialidades de liderar este processo, em todos os setores, e já deram provas disso. Finalmente, chama a atenção para o reforço da integração dessas questões na agenda das políticas públicas nacionais, visando a igualdade de oportunidades.

O segundo painel foi moderado pela Geógrafa Ivete Silves Ferreira do Instituto Nacional de Gestão do Território (INGT).

O Geógrafo e Professor José Maria Semedo fez a “Apresentação do Plano Verde da UNI-CV”. Na sua intervenção, Semedo chamou a atenção para a importância dos espaços verdes, realçando que o Novo Campus tem todas as condições para nele ser criada uma área verde de referência, baseada na colaboração voluntária do pessoal da Uni-CV.

A comunicação do Geógrafo Jailson Varela intitula-se “Avaliação do PDM de Santa Cruz” e resulta da sua dissertação de mestrado. Na sua opinião, existe um défice na avaliação de políticas públicas a nível do país e este é um elemento fundamental no setor do ordenamento do território que não deve ser negligenciado. Portanto, é preciso dar uma maior atenção a essa questão, sendo que sugere a criação de uma pós-graduação em avaliação de políticas públicas.

O geógrafo Patrick Silva foi o último orador, com o tema “Que relação existe entre o espaço construído (“desenho urbano”) e a criminalidade na cidade da Praia, Cabo Verde?” Patrick afirmou que o espaço é fundamental para se pensar o planeamento porque ele tem consequências nas atitudes e comportamentos dos indivíduos. A organização do espaço é um fator importantíssimo para justificar a variação do crime na cidade da Praia. Porém, chama a atenção, a correlação não implica relação. É preciso relacionar com a realidade. Conclui nos seus estudos que, nos bairros densos da capital, há mais crimes; os ambientes urbanos pobres estão associados a altas taxas de densidade criminal. Áreas comerciais (Fazenda, Plateau) são mais propensas ao crime; áreas como Tira-chapéu, onde há uma grande densidade de ruas e becos também é das mais propensas à criminalidade. Referiu ainda que, quando aumenta o índice de qualidade urbana, a criminalidade diminui. Igualmente concluiu que, quando aumentam os indicadores socioeconómicos, aumenta a criminalidade, pois, regra geral, os crimes (principalmente roubos) não acontecem em bairros pobres, mas sim nos bairros onde há maior poder económico. 

Galeria de Fotografias

Don't have an account yet? Register Now!

Sign in to your account