matema

 A palestra 'História e Pedagogia da Matemática' foi ministrada pelo docente Hélder Pinto, que durante a palestra abordou questões relacionadas à evoluções desta disciplina ao longos dos anos até aos dias de hoje. 

Segundo o palestrante, falar da história da disciplina é humanizá-la, é abrir um campo de  discussão comum entre os estudantes e professores, contribuindo para transmissão de conhecimentos para esta área do saber que em muito dos casos é pouco explorada nas salas de aulas.

 Este ainda salientou que durante as viagens pelos mares nos tempos antigos os ocupantes do navio usavam os conhecimentos básicos de cálculo para medir uma cidade e decidir se atacariam ou abandonariam a missão. Por causa disso, um tempo depois foram criadas as varas de Napier para multiplicar os números, mas devido ao grande trabalho que exigiam foram criadas novas varas denominadas Genaille Lucas e com este último instrumento já não necessitava de transportes para a casa decimal seguinte. O professor Hélder Pinto conclui que “a matemática é uma ciência viva e em contaste construção”.

 Hélder Pinto é professor e mestre em Matemática pura pela Universidade de Coimbra. O docente também é escritor do livro “História da matemática na sala de aula”.

Don't have an account yet? Register Now!

Sign in to your account