Maria_Anjos.jpg

A ilha de Santiago, em Cabo Verde, enfrenta o desafio de garantir água adequada para a agricultura, um setor vital para a segurança alimentar e a redução da pobreza no país. Um estudo recente, liderado pela docente e investigadora da Universidade de Cabo Verde, Maria dos Anjos Lopes, em colaboração com uma equipa internacional, abordou a qualidade da água produzida por duas Estações de Tratamento de Águas Residuais (ETARs) locais, com um olhar atento aos resíduos farmacêuticos presentes.

Este estudo, publicado no Journal of Water Reuse and Desalination, representa um avanço, sendo a primeira investigação do género em Cabo Verde. Além da avaliação de parâmetros químicos, o estudo monitorizou a presença de 11 compostos farmacêuticos tanto na entrada quanto na saída das ETARs. Entre esses compostos, nove foram detetados em concentrações que variam de nanogramas a microgramas por litro.

Os resultados indicaram eficiências de remoção substanciais para a maioria dos compostos, com destaque para as eficiências de remoção entre 82-92% para beta-bloqueadores, 48-99% para estimulantes e 44-95% para anti-inflamatórios não esteroidais. No entanto, a concentração de carbamazepina, um anticonvulsivante, aumentou nos efluentes, apontando para um comportamento recalcitrante deste composto, alinhado com estudos em outras regiões da Macaronésia.

Ao comparar as duas ETARs, a de Santa Catarina e a de Santa Cruz, observou-se uma variação nas concentrações de alguns compostos, possivelmente influenciada pelo esgoto hospitalar que entra na ETAR de Santa Catarina. Contudo, a qualidade da água produzida em ambas as estações permaneceram estáveis ao longo do tempo, cumprindo os padrões de qualidade para irrigação, desde que adotado um sistema de reutilização bem projetado e gerido.

A investigação sugere a necessidade de mais estudos para compreender a evolução dos compostos farmacêuticos nos sistemas de água-solo-planta, bem como a implementação de tratamentos adicionais para garantir a segurança da água para irrigação, especialmente no que diz respeito à filtragem adicional necessária para a irrigação por gotejamento na ETAR de Santa Catarina.

O trabalho colaborativo, financiado por fundos da União Europeia através do Programa de Cooperação Territorial INTERREG MAC 2014 – 2021, representa um avanço significativo na assistência a Cabo Verde para enfrentar os desafios relacionados à gestão da água num contexto de mudanças climáticas, e também para ajudar o governo de Cabo Verde a adotar medidas preventivas contra a resistência antimicrobiana, tanto no ambiente quanto na saúde pública

Para uma análise mais aprofundada dos resultados e metodologias, o artigo completo está disponível para visualização no link fornecido.

Don't have an account yet? Register Now!

Sign in to your account