ods_cidlot.jpg

Especialistas debatem estratégias e desafios para um desenvolvimento territorial sustentável em Cabo Verde.

No dia 23 de Outubro, a Universidade de Cabo Verde (Uni-CV) foi palco da 1.ª edição do Ciclo de Conferências com enfoque no Desenvolvimento Sustentável e Gestão Territorial Integrada. Este evento reuniu especialistas da área, proporcionando um ambiente de diálogo e troca de conhecimentos sobre temas cruciais para o desenvolvimento sustentável do país.

O docente João Carvalho, da Faculdade de Ciência e Tecnologia da Uni-CV, apresentou uma análise sobre os qualificativos do voto em Cabo Verde entre os anos de 1990 e 2011, explorando os ciclos do siglismo, clientismo e populismo. Por sua vez, Lia Vasconcelos, da Universidade Nova de Lisboa, discorreu sobre a territorização da Agenda 2030, apontando caminhos para a integração dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável na gestão territorial.

A Pró-reitora para as áreas de Investigação e Formação Avançada, Dominika Swolkien, enfatizou a relevância deste ciclo de conferências para o território cabo-verdiano, ressaltando a necessidade de discussões integradas que englobem aspetos ambientais, sociais e económicos. Segundo Swolkien, eventos como esse "aumentam a relevância do pilar da Ciência e da formação avançada da Universidade de Cabo Verde”.

Os debates durante as conferências também se estenderam aos fenómenos qualitativos e vulcânicos em Cabo Verde e à sua importância para o desenvolvimento sustentável do país. A discussão trouxe à tona os desafios impostos pelas alterações climáticas nas cidades cabo-verdianas, bem como estratégias locais de mitigação e adaptação.

Este ciclo de conferências estabeleceu-se como um espaço rico para a troca de experiências e conhecimentos entre os participantes, promovendo uma visão mais abrangente e sustentável do desenvolvimento em Cabo Verde.

Don't have an account yet? Register Now!

Sign in to your account