Jobs_6.png

A Universidade de Cabo Verde, através do Centro de Investigação NEST-CV (oNe hEalth reSearch cenTer – Cabo Verde), realizou a 6.ª Jornada Científica em Biologia e Saúde, um evento de dois dias que se desenrolou no auditório 102 do Campus do Palmarejo Grande, entre os dias 17 e 18 de outubro. O foco central da jornada foi os desafios da saúde infantil em Cabo Verde, adotando uma abordagem One Health, um tema globalmente relevante e em discussão.

Esta abordagem, de caráter interdisciplinar, destacou a vital interconexão entre saúde humana, animal e ambiental. Através deste enfoque, proporcionou uma discussão abrangente sobre os desafios e possibilidades associados à saúde infantil, levando em consideração não apenas aspetos clínicos, mas também socioambientais e relativos à saúde animal.

A Pró-Reitora para as áreas de Política Estudantil, Social e Extensão, Fátima Fernandes, proferiu as palavras de abertura, sublinhando a importância do cuidado holístico na saúde infantil. "Nos tempos atuais, a saúde infantil é uma questão de suma importância," afirmou Fátima Fernandes. "A pandemia da Covid-19 evidenciou as fragilidades em nosso sistema de saúde, especialmente no que diz respeito às crianças. Questões como inatividade física, dieta inadequada e problemas de saúde mental tornaram-se preocupações prementes para os pais."

O evento destacou a importância de medidas preventivas, como a vacinação e a educação para a saúde. "É crucial insistir na educação para a saúde nas comunidades pouco escolarizadas. Práticas como a vacinação e hábitos saudáveis podem aumentar significativamente as probabilidades de as crianças crescerem saudáveis," salientou a Pró-Reitora.

A saúde infantil é um campo vasto que abrange desde a neonatologia até infeções respiratórias. O Presidente da Faculdade de Ciências e Tecnologia (FCT), Jorge Tavares, destacou o papel crucial da universidade na promoção de investigações e eventos que abordam temas de relevância nacional. "Cuidar da saúde das crianças é zelar pelo futuro do nosso país," ressaltou o Presidente da FCT, durante a abertura da cerimónia.

A FCT da Uni-CV, através do NEST-CV, tem sido uma voz ativa no debate sobre a saúde infantil. Isabel Araújo, Diretora do Centro de Investigação NEST-CV, enfatizou a importância da jornada como um espaço de diálogo e partilha de resultados de investigações. "Este é o momento ideal para expor, partilhar e receber feedback sobre estudos realizados por nossos investigadores", disse a docente e investigadora, Isabel Araújo.

A 6ª Jornada Científica em Biologia e Saúde foi um momento de partilha de conhecimentos no campo da saúde infantil em Cabo Verde. A Uni-CV, com o apoio de seus parceiros e colaboradores, continua a desempenhar um papel proativo na busca de soluções inovadoras para melhorar a saúde e o bem-estar das crianças, não apenas em Cabo Verde, mas também além de suas fronteiras. 

Galeria de Fotografias

Don't have an account yet? Register Now!

Sign in to your account