Professora_de_Engenharia_Civil.jpegA Universidade de Cabo Verde (Uni-CV) conta com mais uma doutora em seu quadro docente. É que, no final do último mês de abril, a professora Keila Samira Robalo, docente da Faculdade de Ciências e Tecnologia (FCT), defendeu sua tese de doutorado, na área de Engenharia Civil, pelo Instituto Superior Técnico da Universidade de Lisboa com o título “Contributo para a Sustentabilidade das Estruturas de Betão. Desenvolvimento de Elementos Estruturais em Betão Ecoeficiente com Recobrimento em Betão de Ultraelevada Durabilidade”.

De acordo com a professora Keila Samira Robalo, a tese objetiva desenvolver um método inovador para a execução de estruturas, visando torná-las mais duráveis e ecoeficientes. Segundo ela, o método consiste em considerar, na camada de recobrimento dos elementos estruturais, um betão ecoeficiente de ultraelevada durabilidade reforçado com fibras (eco-UHDFRC), designado de superskin, e no núcleo um betão com reduzido teor de cimento e com agregados reciclados provenientes dos resíduos da construção e demolição (RCD), designado de LCRAC.

Ela explica que as alterações climáticas são atualmente um enorme desafio e isso contribuiu para que a descarbonização do setor da construção, bem como aumentar a sua sustentabilidade e apostar numa economia circular, sejam das principais prioridades na atualidade. Por isso, desenvolveu um método inovador para a execução de estruturas, visando torná-las mais duráveis e ecoeficientes.

Os resultados provaram que a adição de pozolana de Cabo Verde como substituição de cimento Portland é muito eficaz, em comparação com as cinzas volantes e pozolanas dos Açores, no que se refere ao efeito pozolânico, nomeadamente na melhoria da resistência e da durabilidade de misturas dos betões desenvolvidos.

Don't have an account yet? Register Now!

Sign in to your account