IMG 0264

Neidy Rodrigues, docente e investigadora da Uni-CV, conquistou o terceiro lugar no concurso H-INNOVA HUB - Call for Projects, para a Inovação e empreendedorismo na área da saúde, com o projeto INCUBATOR.

A docente venceu o terceiro lugar com a apresentação do protótipo do laboratório virtual-incubator, uma plataforma para a publicação de dados e informações para o apoio à prevenção e ao diagnóstico do cancro da próstata.

Segundo Neidy Rodrigues, a implementação deste laboratório virtual, serve para melhorar a implementação de técnicas laboratoriais histológicas nas universidades e hospitais, aumentando assim os recursos científicos e académicos no diagnóstico patológico e no treinamento no ensino superior em África.

“Propõe-se implementar uma plataforma digital de caracterização clínica-patológica do sistema reprodutivo masculino/próstata. Este Laboratório Virtual fornecerá acesso remoto aos recursos científicos e académicos para os estudantes em todos os níveis, desde a graduação até a investigação”, referiu a investigadora.

Este plano de pesquisa é viável dentro do período de 3 anos, liderados por dois principais investigadores, Doutora Neidy Rodrigues, da Universidade de Cabo Verde, e o Doutor Mamudo Ismail, da Universidade Eduardo Mondlane - Faculdade de Medicina (Moçambique). 

O laboratório virtual faz parte do 3.º objetivo a atingir no âmbito do projeto INCUBATOR, que é, “Conexão científica através da implementação do laboratório virtual-incubator”. 

O projeto INCUBATOR, um dos maiores projetos de pesquisa na Uni-CV, pretende, principalmente, perceber a incidência e a biologia do cancro de próstata nos países PALOP, através de um estudo clínico patológico.

A 3.ª edição do concurso H-INNOVA, visou premiar e apoiar a implementação dos melhores projetos na vertente de inovação e empreendedorismo na área da Saúde, visando o aumento da qualidade de vida dos doentes/utentes, a melhoria das condições de trabalho dos profissionais de saúde, a obtenção de ganhos de eficiência e o aumento de produtividade e redução de custos nos hospitais.

Don't have an account yet? Register Now!

Sign in to your account