prof.keilaRobalo f

Keila Robalo, docente da Faculdade de Ciências e Tecnologias da Universidade de Cabo Verde, publicou, em finais de janeiro, o seu mais novo artigo científico, intitulado “Desenvolvimento e Caracterização de Concreto Eco eficiente de Ultra-Alta Durabilidade”.

O artigo foi publicado na Sustainability, um jornal de acesso aberto sobre sustentabilidade ambiental, cultural, econômica e social dos seres humanos, numa edição especial designada de Innovations in Durability of Sustainable Concrete Materials .

O objetivo do trabalho consiste em desenvolver um betão eco eficiente de ultraelevada durabilidade designado de eco-Efficient utra-high durability concrete (eco-UHDC). A matriz desse betão foi otimizada, focando-se principalmente na durabilidade e procurando o menor impacto ambiental, onde vários parâmetros foram avaliados: a taxa de substituição de cimento, a relação água/ligante, tipo de fibras e a sua proporção, e tipo e dosagem de adições, das quais destaca-se a pozolana de Cabo Verde. 

A otimização da matriz do UHDC permitiu o desenvolvimento de misturas com apenas 60% de cimento em relação à quantidade total do pó ligante, mantendo uma boa trabalhabilidade e características mecânicas pretendidas (resistência à compressão superior a 100 MPa e tração superior a 12 MPa).

 Os resultados demonstraram que, considerando apenas os requisitos relacionados com a durabilidade, o recobrimento das estruturas de betão produzidas com o Eco-UHDC desenvolvido pode ser inferior aos valores recomendados pelo Eurocódigo 2, com diferenças que podem chegar aos 55%, principalmente quando a pozolana de Cabo Verde é utilizada como substituto parcial do cimento Portland. 

Referência do artigo: Robalo, K.; Costa, H.; do Carmo, R.; Júlio, E. Development and Characterization of Eco-Efficient Ultra-High Durability Concrete. Sustainability 2023, 15(3), 2381; https://doi.org/10.3390/su15032381 

 

Short Bio

Keila Samira Garcia Robalo fez Bacharelato em Engenharia Civil e do Ambiente (2007) no Instituto Politécnico de Coimbra: Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Oliveira do Hospital (2009), Licenciatura em Engenharia Civil, na mesma Instituição e Mestrado no Instituto Superior de Engenharia de Coimbra (2011). Em 2022 concluiu o Doutoramento em Engenharia Civil na Universidade de Lisboa, cujo tema da Tese desenvolvida é “Contributo para a Sustentabilidade das Estruturas de Betão. Desenvolvimento de Elementos Estruturais em Betão Eco-eficiente com Recobrimento em Betão de Ultraelevada Durabilidade”.

Atualmente, a Doutora Keila Robalo tem desenvolvido estudos, abordando temas como: Sustentabilidade; Betão com baixo teor de cimento (substituição de cimento por Pozolana de Cabo Verde); Betão com agregados reciclados; Durabilidade de estruturas de betão armado; Betão de ultraelevado desempenho reforçado com fibras; Interface betão-betão.

Publicou seis artigos científicos nos últimos dois anos em revistas internacionais, vários artigos em congressos, simpósios e conferências internacionais e presta serviço de consultoria na área de Betão.

Professora na Universidade de Cabo Verde desde 2011, regendo disciplinas como Estruturas de Betão Armado, Análise de Estruturas e Materiais de Construção. Na mesma instituição já desempenhou função da Secretária da Comissão Executiva da FCT, Representante de docente da FCT no CONSU, Representante de docente de Engenharia Civil no Conselho Pedagógico da FCT e Presidente Interina do Conselho Pedagógico da FCT.

Don't have an account yet? Register Now!

Sign in to your account