labmat IMG 8102

A Universidade de Cabo Verde inaugurou o Laboratório de Matemática (LabMat) e apresentou o primeiro Programa Regional de Doutoramento em Matemática nos PALOP, todos financiado pela Fundação Calouste Gulbenkian.

“O Laboratório de Matemática será um espaço de microensino onde a universidade forme professores, e que os alunos possam se estagiar, onde também podemos fazer conferências internacionais, fóruns de discussões e partilha de experiência”, afirmou Telma Silva, coordenadora do LabMat na Uni-CV, no seu discurso de inauguração do laboratório.

Simbolizando um momento histórico no desenvolvimento do ensino e investigação na Uni-CV, espaço do LabMat está equipado com uma sessão educacional e computacional, pretendendo proporcionar a diversificação dos processos de ensino-aprendizagem da Matemática, privilegiando uma pedagogia ativa baseada em estudos interativos e experimentais, que exploram a sua aplicabilidade, materiais didáticos manipuláveis e tecnologias.

Para além da sua inauguração, foi apresentado o primeiro Programa Regional de Doutoramento em Matemática nos PALOP, considerado pela coordenadora Telma Silva como a “cereja no topo do bolo”, para combater fuga de mentes em África, criando assim redes de investigação nesses países.

IMG 7984

Por isso, foi assinado um protocolo entre o Reitor da Uni-CV, Arlindo Barreto e o Presidente da Fundação Gulbenkian, António Feijó, uma iniciativa para garantir a formação avançada nas diversas áreas da matemática, reforçando o corpo docente das universidades africanas.

“A matemática é importante para o desenvolvimento científico e para o desenvolvimento social e político, e o nosso apoio é expresso, desse ponto de vista, mas o mais importante do que isso é pensarmos no caso do doutoramento regional que estamos a fazer um encontro de países de expressão portuguesa”, considerou António Feijó.

Para o Reitor Arlindo Barreto, este Doutoramento é de “suma importância para Cabo Verde e para a universidade”, destacando que os investimentos feitos pela Fundação Gulbenkian são fundamentais para o desenvolvimento do futuro da universidade.

Este programa conta com a parceria da Universidade Agostinho Neto (Angola) e da Universidade de Coimbra (Portugal), com o apoio da Fundação Calouste Gulbenkian, visando formar quadros jovens altamente qualificados na área da Matemática nos PALOP para orientar programas de investigação e fomentar a consolidação da base científica africana.

O programa vai ter um total de 20 vagas por ano, e a propina vai ter um valor de 1000 euros, financiadas pela Gulbenkian.

 

Galeria de fotografia

Don't have an account yet? Register Now!

Sign in to your account