Docente Elga Furtado

A professora Elga Mirta Furtado Barreto de Carvalho, enfermeira, Assistente Graduada da Faculdade de Ciências e Tecnologia, defendeu no dia 22 de dezembro de 2022, na Universidade Federal do Rio Grande (FURG, Brasil), a sua tese de Doutoramento em Enfermagem, sob o tema “Famílias com adolescentes que manifestam comportamento de risco: implicação para intervenção”.

O estudo visou compreender as interações que demarcam o cotidiano das famílias de adolescentes com comportamentos de risco que vivem em certa região urbana da ilha de Santiago. Para o efeito, utilizou um estudo exploratório, descritivo, de abordagem qualitativa, com 18 famílias, pautado nos conceitos de ciclo de vida familiar, vulnerabilidade psicossocial e suporte social.

Os resultados desta pesquisa poderão contribuir para o delineamento de políticas, programas, reorganização dos serviços de saúde e estratégias de enfermagem que apoiem as famílias a construir um contexto favorável para o desenvolvimento dos seus membros. Estas medidas terão impacto na produção de uma geração mais saudável, capaz de catapultar o desenvolvimento social e econômico do país, no futuro.

Muitos parabéns e votos de sucessos à Prof.ª Doutora Elga Barreto de Carvalho!

 

 

Don't have an account yet? Register Now!

Sign in to your account