IMG 9879

m

A Universidade de Cabo Verde procedeu no dia três de dezembro a abertura oficial do Mestrado em Recursos Geológicos e Ambiente (MRGA), um curso que pretende proporcionar uma formação científica avançada no domínio dos recursos geológicos em Cabo Verde.

O curso de Mestrado em Recursos Geológicos e Ambiente (MRGA), visa proporcionar aos formandos conhecimentos sólidos e ferramentas conceptuais que os permitam, analisar, compreender e atuar face à exploração de recursos geológicos, e o melhor aproveitamento dos recursos naturais do país, na perspetiva da sustentabilidade ambiental.

Segundo Jorge Tavares, Presidente da Faculdade de Ciência e Tecnologia, os Recursos Geológicos e Ambiente é uma área de muito interesse para Cabo Verde e de todas as regiões envolventes, sendo este um mestrado de caris internacional.

Pretende-se também com este curso, proporcionar uma formação científica avançada no domínio das tecnologias de observação, monitorização, e reabilitação ambiental, possibilitando a realização de investigação científica autónoma e a contribuição para o progresso científico e tecnológico.

Presidindo a abertura do mestrado, a Pró-Reitora para Investigação e Formação Avançada, Dominika Swolkien recomendou aos mestrandos a estudarem o programa do curso, para reforçarem o conhecimento em tudo que tem a ver com a geociência.

O mestrado tem a duração de 4 semestres, devendo ser obtidos 120 créditos para a sua conclusão.

O curso visa ainda enriquecer o conhecimento científico dos formandos provenientes de diversos quadrantes da sociedade, com particular destaque no que concerne ao ambiente, à prospeção e exploração dos recursos naturais (água, minerais, rochas e minerais industriais), trabalhos de engenharia (estradas, barragens, construções), planeamento regional e urbano e, na arquitetura das construções.

O MRGA encontra-se enquadrado no Projeto SUGERE – Sustainable, Sustainability and Wise Use of Geological Resources aprovado e financiado pela União Europeia – Erasmus Mundus, e conta com a participação de docentes da Universidade de Cabo Verde, Universidade de Coimbra (Portugal), Universidade de Salamanca (Espanha) e Universidade de Torino (Itália).

Don't have an account yet? Register Now!

Sign in to your account