Visita_estudo_ribeira_grande_santiago.jpg

Os estudantes do Curso de Licenciatura de Geografia e Ordenamento do Território da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Cabo Verde realizaram, no dia 10 de junho, uma visita de estudo ao Município da Ribeira Grande de Santiago.

Durante a visita, os estudantes e docentes reuniram-se com o Presidente da Câmara Municipal da Ribeira Grande de Santiago, dialogaram com a comunidade sobre os problemas que enfrentam e visitaram a barragem de Salineiro.

Os estudantes e docentes reuniram-se com o Presidente do Município da Ribeira Grande de Santiago para discutir os principais desafios que o município enfrenta, nomeadamente o desemprego juvenil como um dos principais desafios do município. Tendo em conta que a Cidade Velha foi classificada pela UNESCO como Património Mundial da Humanidade, há um conjunto de regras que devem ser seguidas, que precisam ter um tratamento especial, justamente por ser um município que enfrenta desafios a nível territorial e habitacional. “Apesar de ser um território extenso, temos problemas habitacionais, sobretudo nas épocas das chuvas”, afirmou o Presidente do Município de Ribeira Grande de Santiago, Nelson Moreira.

A Diretora do Centro de Investigação em Género e Família, Clementina Furtado, justificou a escolha do Município de Ribeira Grande de Santiago devido ao projeto de aproximação da universidade, junto do Município de Ribeira Grande de Santiago e das localidades próximas do município. “Já realizamos atividades com agrupamento escolar de São Martinho. O nosso plano de atividades inclui um conjunto de atividades que serão realizadas até finais de julho. Inclui sair, dialogar com a comunidade sobre os objetivos do desenvolvimento sustentável, particularmente os relacionados com a questão de género”, concluiu.    

“O Município de Ribeira Grande de Santiago ocupa um papel geográfico importante, pois junto do município da Praia e São Domingos constitui a região metropolitana da cidade”, disse o Professor de Geografia, João Carvalho, reforçando que há que integrar cada vez mais a Ribeira Grande de Santiago, a cidade da Praia e São Domingos num projeto integrado onde se podem aproveitar as potencialidades que o município presente apresenta, não somente enquanto um polo turístico, mas também como uma região que tem um potencial agrícola que pode servir para alimentar um pouco as necessidades essenciais da cidade da Praia.

Admilson Gomes, estudante do 1º ano do Curso de Licenciatura em Geografia e Ordenamento Território, elogiou a forma como decorreu a visita. “Esta visita encaixa-se perfeitamente nas nossas necessidades, porque conseguimos ver a parte prática do que é ensinado na sala de aula”, afirmou o estudante, exemplificando que, se considerar a disciplina de Geomorfologia, com esta visita está a ter uma visão mais ampla em relação a rochas, relevo, planície e a fórmula que as rochas ganham com o decorrer dos anos.   

Don't have an account yet? Register Now!

Sign in to your account