historia_matematica.jpg

A Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Cabo Verde organizou uma palestra intitulada “Porque é que a História da Matemática é útil para o Ensino da Matemática? Argumentos e exemplos”, na terça-feira, 26 de abril, no auditório 102 do edifício 8, do Campus do Palmarejo Grande.

Organizada pelo grupo disciplinar de Matemática, a palestra foi proferida pelo Professor Jubilado do Departamento de Matemática da Universidade de Aveiro (AV), Helmuth R. Malonek, que mostrou como a História da Matemática contribui para aumentar a motivação para se estudar Matemática como um assunto mais “vivo”.

A História da Matemática é útil para se complementar o conhecimento da Matemática com métodos e tarefas que não se encontram no currículo regular, e assim promove o pensamento matemático na análise e síntese de resolução de problemas e estabelecimento de ligações entre as diversas áreas.

Helmuth Malonek foi professor da Universidade de Aveiro (UA), de 1992 a 2020, ano em que se jubilou. Licenciou-se na Universidade Estatal de Yerevan (Arménia) em 1974 e doutorou-se em Matemática na Universidade de Halle (Alemanha), onde foi Professor Associado entre 1988 e 1992. A sua carreira no ensino foi pautada por um enorme sentido de responsabilidade, de rigor e de dedicação, sendo reconhecido e acarinhado pelos seus alunos e ex-alunos. Mesmo depois de jubilado, continua a colaborar com a UA em programas doutorais e mantém-se como membro integrante do Centro de Investigação e Desenvolvimento em Matemática e Aplicações, onde continua a sua carreira de investigador com o mesmo entusiasmo de sempre.

Don't have an account yet? Register Now!

Sign in to your account