Visita_a_CEDEAO.jpg

13 estudantes da licenciatura em Relações Internacionais e Diplomacia da Universidade de Cabo Verde (Uni-CV) visitaram a sede da Delegação da Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO) em Cabo Verde. A visita, realizada no dia 17 de janeiro, foi liderada pelos Professores Odair Barros-Varela e Vlademiro Furtado.

Esta visita de estudo, enquadrada nas disciplinas de “Práticas e Políticas de Integração Regional” e “Instituições Políticas Cabo-verdiana e Africanas”, teve como objetivo principal proporcionar aos estudantes uma visão prática dos esforços de integração regional e dos desafios enfrentados pela CEDEAO desde a sua implementação em Cabo Verde em 2020.

A comitiva foi recebida pelo Embaixador Samuel Lamptey, representante do Presidente da CEDEAO, pelas Dras. Dulcelina Bento e Kelly Oliveira que integram o Staff da Delegação e pelo Dr. Alcides de Oliveira, Técnico Sénior do ECREEE. Após a primeira intervenção do Embaixador Lamptey, que incidiu na apresentação dos referidos objectivos e desafios da Delegação em Cabo Verde, os estudantes e professores puderam colocar questões e comentários sobre os diversos processos de integração regional em curso na CEDEAO e a inserção de Cabo Verde nos mesmos.

A deslocação foi deveras proveitosa na medida em que permitiu aos estudantes se familiarizarem com o funcionamento de uma das principais organizações de integração do continente e que, de entre outros objectivos, procura promover a integração regional no campo da mobilidade de estudantes e professores do ensino superior, bem como ao nível da investigação, enquadrado nas diplomacias académica e científica, bases fundamentais de quaisquer processos de integração regional.

Don't have an account yet? Register Now!

Sign in to your account