estudantes_EPCV.jpeg

Maria da Graça Fonseca e Isana Lopes, estudantes do terceiro ano do curso de Estudos Cabo-verdianos e Portugueses, da Faculdade de Ciências Sociais, Humanas e Artes da Uni-CV, Polo II, alcançaram um marco notável nas suas carreiras académicas. Publicaram um estudo no Ebook "O cabo-verdiano e o português em convivência: descrição, ensino, literatura e cultura", uma obra publicada pela Home Editora e organizada por Luís Filipe Martins Rodrigues, Hilarino Carlos Rodrigues da Luz e Alexandre António Timbane.

O estudo das alunas, intitulado "Ensino de português como L2 em Cabo Verde: uma análise do tratamento da morfologia no manual didático do 7º ano", originou-se de um artigo que redigiram para avaliação contínua da disciplina de Morfologia e Sintaxe do Português, no segundo ano do curso. A publicação foi concretizada em coautoria com a docente e investigadora, Eliane Semedo.

Este marco representa a primeira experiência das alunas na publicação de um artigo científico. Maria da Graça refletiu sobre a experiência, afirmando: "Foi um dos melhores desafios e uma experiência incrível. Ter um artigo publicado na licenciatura dá-me motivação para continuar a escrever e a estudar cada vez mais para aprimorar os meus conhecimentos."

Isana Lopes partilhou uma perspetiva semelhante, descrevendo a experiência como um desafio surpreendente e gratificante: "Escrever sempre foi a minha paixão. Este artigo foi uma surpresa para mim, porque nunca acreditamos que somos suficientemente bons para ver o nosso trabalho apreciado e, muito menos, publicado. É uma honra perceber que ainda nem terminei a licenciatura e já estou a ver 'frutos' da minha dedicação. Este artigo é um estímulo para mais. Agradeço a todos os envolvidos."

Esta obra conta ainda com um outro capítulo publicado pelas docentes e investigadoras, Eliane Semedo e Karina Moreira, sob o título "Breve tipologia da minioração no cabo-verdiano (variedades de Santiago e Fogo)". A obra está disponível para download gratuito neste link.

Don't have an account yet? Register Now!

Sign in to your account