feno.pngA Universidade de Cabo Verde (Uni-CV) anunciou uma reorganização do projeto de investigação Human Motor Behavior Life Span, com a entrada da Universidade Pedagógica de Maputo (UPM) e o financiamento adicional marcam um novo capítulo na investigação transcultural entre Portugal, Cabo Verde e Moçambique. Esta iniciativa foca-se no estudo do comportamento motor humano ao longo da vida. 

O projeto tem como objetivo investigar a coordenação e a competência motora ao longo da vida. Para tal, serão utilizados diversos instrumentos, baterias e testes de avaliação. A análise e as aplicações em Ciências do Desporto, Educação Física e Comportamento Motor são também focos importantes deste projeto.

O Professor Filomeno Tavares, Coordenador Científico do Projeto Uni-CV-FaED, realizou uma visita ao IPC-ESEC de 23 a 30 de outubro com o objetivo de planear a futura mobilidade de três estudantes da Uni-CV para a ESEC e recolher dados para o projeto.

Durante a visita, o Professor da Uni-CV teve a oportunidade de entrar em contato com docentes e estudantes da ESEC e o coordenador do projeto de Moçambique. Foram também definidos novos projetos de cooperação, bem como a preparação do I Seminário Internacional em Desporto, Educação Física e Saúde, a realizar-se na Uni-CV de 11 a 15 de dezembro de 2023.

A visita incluiu encontros institucionais e uma visita ao Laboratório ROBCORP, onde foram apresentados os equipamentos utilizados na investigação. O Vice-Presidente da ESEC manifestou interesse na cooperação com a Casa da Música da Uni-CV.

Foram ainda ofertados livros para reforçar a área de Educação Física e Desporto da Uni-CV. Aproveitando esta missão houve um encontro com o Diretor da Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbra (Professor Vasco Vaz) e o Diretor do Mestrado em Treino Desportivo (Professor António Figueiredo) para a planificação da primeira missão a Cabo Verde, no âmbito da abertura do Mestrado em Treino Desportivo na Universidade de Cabo Verde com o apoio da Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbra. 

Don't have an account yet? Register Now!

Sign in to your account