Antonio NovoaIMG 7524

A Faculdade de Educação e do Desporto (FaED) da Universidade de Cabo Verde, em Mindelo, recebeu hoje, 17, uma conferência intitulada “Os desafios atuais da educação e o papel da universidade como instituição relevante para o país”, com o conferencista Prof. Doutor António da Nóvoa, ex-Reitor da Universidade de Lisboa e titular da Cátedra UNESCO.

O evento teve início com um momento musical com os estudantes de Educação Artística e de seguida o discurso do Pró-reitor para as áreas de Avaliação, Comunicação e Eficiência, Doutor João Almeida Medina, que aproveitou para falar sobre aquilo que Muniz Sodré chama de “Reinvenção da Educação”.

“Neste tempo comunicacional em que os sujeitos que se mostram intensos, capazes de fazer cinco coisas ao mesmo tempo – mas um pouco avessos à durabilidade – o tempo de concentração não se alonga, por vezes, além de 10 minutos. Então, como trabalhar a Educação e que Universidade oferecer?”, questionou.

“Parece uma pergunta de certa forma pueril, mas talvez que me leve àquilo que o professor Muniz Sodré designa de Reinvenção da Educação, no sentido de reinterpretação, (re) descrever à luz destes tempos, dos espaços, dos corpos. Sim, porque os corpos são outros; a postura corporal faz-se outra. (Re)descrever não apenas em termos de abstração, de pensamento, mas sim de Ação, de Prática, de Trabalho”, continuou.

O conferencista António da Nóvoa começou a sua aula magna afirmando que “as universidades têm de se transformar”, baseando-se nos estudos de Edgar Morin. Transformar não no sentido de revolucionar, mas de passar pelo processo da metamorfose, de mudança.

“As universidades não devem passar por uma revolução, porque revolução é começar do zero, mas sim passar por uma metamorfose, mudar a forma do que já existe, evoluir. Há muita coisa boa na escola e nas universidades que devemos preservar, mas há também muita coisa que deve ser transformada”, elucidou.

António Nóvoa alertou que antes de ser feita esta metamorfose há que responder a uma série de questões como “O que significa ser professor ou estudante em uma universidade?”, “O que se espera das universidades?” e toda a sua explanação seguinte assentou-se nos quatro pilares que devem passar pelo processo da metamorfose: a educação, a investigação, a relação com a sociedade e a internacionalização.

O conferencista realçou a importância da universidade na sociedade, sublinhando que esta tem um papel fundamental e exemplar.

“A universidade tem de ser um lugar exemplar para o resto da sociedade. É inaceitavel que nós continuemos com sociedades racistas, a misogenia, o ataque às mulheres, a crítica às orientações de género e que continuem a ter o poder que têm. As universidades deveriam ser espaços exemplares pela capacidade de diálogo, de consciência em relação ao outro”, afirmou.

A atividade contou ainda com algumas intervenções dos presentes, num diálogo conjunto com o conferencista.

O evento foi promovido e organizado pelo Conselho para a Qualidade e a Faculdade da Educação e do Desporto da Uni-CV, com o apoio da UNESCO.

Assista a conferência na íntegra.

Don't have an account yet? Register Now!

Sign in to your account