IMG 10283030

 A Universidade de Cabo Verde e o Governo Cabo Verde querem que a Cátedra de Migrações na Faculdade da Educação e Desporto (FaED) da Uni-CV seja um centro de produção de conhecimentos para o desenvolvimento do país nas suas diversas vertentes.

O Governo de Cabo Verde visitou hoje o Polo III da Uni-CV, em Santa Catarina, para uma reunião com intuito de discutir a necessidade que o país tem de ter um Centro de Investigação e de Estudos da Diáspora, das Migrações e da Interculturalidade para dar centralidade às comunidades e produzir conhecimentos para desenvolver o país.

“A criação da cátedra no Polo III da Uni-CV vai permitir valorizar a investigação a volta da área da migração que pode trazer enormes contributos no sentido de compreender a diáspora e a interculturalidade”, afirmou o Reitor da Uni-CV, Arlindo Barreto, demonstrando que a universidade está empenhado em valorizar as competências dos cabo-verdianos na diáspora.

Denominado Cátedra da Diáspora, das Migrações e da Interculturalidade, o centro de investigação que vai ficar sedeado no Pólo III da Uni-CV, tem por objetivo de estudar, investigar e conhecer as comunidades na diáspora e produzir conhecimentos para “a construção da política pública nacional”, referiu o Ministro das Comunidades, Jorge Santos, prevendo o mais rápido possível a sua criação.

Um dos pontos cruciais discutido na reunião é a questão do financiamento da cátedra, o que Arlindo Barreto revelou ser um aspeto fundamental para “colocar em prática as investigações no terreno, o que exige custos”, tornando-a sustentável.

Por outro lado, a Secretária de Estado para o Ensino Superior, Eurídice Monteiro, diz acreditar que para o desenvolvimento das universidades é necessário que se produza conhecimentos para o crescimento do país, e garante que o governo vai proporcionar e assegurar as condições precisas para a criação e sustentabilidade da cátedra.

Aleida Furtado, Presidente da Faculdade de Educação e Desporto, demonstrou estar a disposição em oferecer um espaço da FaED para acolher a Cátedra de Migrações.

Não obstante, a Pró-Reitora para Assuntos Política Estudantil, Social e Extensão, Fátima Fernandes, considerou a criação e o alavancar da cátedra ser um “desafio de todos” e principalmente da universidade que irá trabalhar para ter uma melhor confiança académica.

Estiveram também presentes na reunião de discussão, a presidente da Câmara de Santa Catarina, Jassira Monteiro e a sua comitiva, bem como o Diretor Geral do Ensino Superior, Aquilino Varela.

Don't have an account yet? Register Now!

Sign in to your account