M_EFD.jpgUma equipa da Faculdade de Educação e Desporto da Uni-CV realizou uma missão de 13 a 17 de dezembro, na Escola Superior de Educação de Coimbra, Portugal, no âmbito do Projeto 2020-1-PT01-KA107-077951 International Credit Mobility (ICM) - Human Motor Behavior Life Spanfinanciado pela Comissão Europeia. 

A equipa constituída por Ana Rodriguez, Albertina Mota e Edmirson Fortes da Faculdade de Educação e Desporto da Uni-CV foi recebida na ESEC pela Pró-Presidente do Instituto Politécnico de Coimbra (IPC), Maria João Cardoso, pelo Presidente da ESEC, Rui Antunes e pelo coordenador científico do Projeto, Rui Mendes.

O projeto tem por objetivo a realização de uma investigação transcultural de análise dos níveis de Atividade Física e comportamento sedentário das populações, transtornos e atrasos do desenvolvimento psicomotor, bem como da performance e coordenação motora ao longo da vida ( das crianças, jovens, adultos e idosos). Recorrer-se-á à acelerometria e à avaliação da competência e coordenação motoras (Motor Competence Assessement, MABC 2, KTK e TGMD-3) e tarefa de levantar a partir da posição supina (Supine to Stand Task).

Os trabalhos basearam-se nos encontros institucionais com o Instituto Politécnico de Coimbra (IPC) e à Escola Superior de Educação de Coimbra (ESEC) tendo participado a Pró-Presidente do IPC Professora Maria João Cardoso, o Presidente da ESEC, Professor Rui Antunes, a Presidente do Conselho Científico Professora Fernanda Antunes, a Catarina Marques, a Estela Silva, entre outros docentes e técnicos da instituição, visitas aos serviços centrais do IPC-ESEC, nomeadamente aos gabinetes de relações internacionais, recursos humanos, serviços financeiros, informática e multimédia e Serviços Académicos, Pólo II da ESEC local - escolhido para a instalação do laboratório de Educação Física e Desporto. Todos os trabalhos foram coordenados pelo Professor Rui Mendes, (Coordenador Científico, IPC-ESEC).

Foram realizadas reuniões técnicas para a organização do estudo nomeadamente a definição da amostra e variáveis, entre outros aspetos. Os estudantes da Uni-CV (Ângelo Correia, Elton Spencer, Kiara Tavares e Valissa Oliveira) em mobilidade na ESEC apresentaram o software kinovea para a análise de momento. A Professora Ana Rodriguez apresentou os resultados da sua tese de Doutoramento nestas reuniões e num Seminário de Doutoramento da Universidade de Coimbra regido pelo Professor Rui Mendes.

Do programa constou ainda uma visita à cidade de Coimbra com o Professor Rui Mendes para se conhecer os principais pontos turísticos. 

Don't have an account yet? Register Now!

Sign in to your account