EMPREAMAR CABO VERDE é um programa do Empreendedorismo para o setor marítimo em Cabo Verde que pretende a inovação para o desenvolvimento sustentável das comunidades costeiras de Cabo Verde. Em termos gerais o programa visa contribuir para a melhoria da qualidade de vida das pessoas que dependem da economia marítima através da implementação de soluções inovadoras.

Ações a serem desenvolvidas na 2ª edição do EMPREAMAR CV

1. Análise estratégica da capacidade da Uni-CV, INDP e PRÓEMPRESA e proposta de ações de reforço para potenciar o seu papel como atores do ecossistema empreendedor

Objetivo: Promover-se-á um processo de reflexão no qual se identificam os pontos críticos atuais das instituições de investigação para contribuir para o sistema de inovação e empreendimento marinhos. Obter-se-á um plano de ação concreto elaborado de forma participativa.

2. Programa de formação e intercâmbio de experiências especializada em Cabo Verde relacionadas com as oportunidades de negócios identificadas no âmbito marinho – costeiro e dirigido a empreendedores e docentes.

Objetivo: Desenho e implementação de um programa de reforço de capacidades de empreendedores e docentes, ministrados por experts do Campus do Mar da Universidade de vigo, 3 seminários em matéria de oportunidades de negócio. Identificar-se-ão as temáticas ao longo do projeto, em função das necessidades propostas na A1. (Turismo, pesca, economia circular, outros.)

3. Programa de missão / prática /estadias em empresas para empreendedores/as.

Objetivo: Os/As empreendedores/as participantes no programa EMPREAMAR-CV e outros/as relacionados/as beneficiar-se-ão do primeiro programa de práticas e/ou missão de estudo em empresas e organizações relacionadas. Este programa terá como objetivo reforçar o perfil do empreendedor/as e assegurar a viabilidade da iniciativa. CdM procurará a colaboração do setor privado e público relacionado segundo ideias empreendedoras marinhas.

4. Desenhada uma estratégia de colaboração público-privada desde a perspetiva de RSE

Objetivo: A Uni-CV, PROEMPRESA e INDP trabalharão com o setor privado e público para propor uma estratégia sobre como, desde o setor privado se pode contribuir ao desenvolvimento do empreendimento marinho e aprofundar o conhecimento sobre a viabilidade de aproveitamento de determinados recursos. Assim, desenhar-se-á um site que disponibilizara informações comuns em relação a recursos, empreendimento e aproveitamento de recursos marinhos.

5. Implementada estratégia de comunicação do projeto

Objetivo: Mediante ações concretas de difusão, divulgar-se-ão os objetivos do projeto com o fim de sensibilizar à comunidade em general e específica.

 

 
 
Don't have an account yet? Register Now!

Sign in to your account