Lancamento_obra_2024.jpg

“A Origem Social e a Trajetória dos Estudantes Cabo-Verdianos no Ensino Superior” de autoria da Professora Auxiliar da Faculdade de Ciências Sociais, Humanas e Artes (FCSHA), Antonieta Ortet Lopes é a mais recente publicação das Edições Uni-CV. Apresentado na sexta-feira, dia 5 de abril, na Mediateca do Campus do Palmarejo Grande, o livro destaca-se pelo seu papel fundamental na compreensão das dinâmicas sociais e educacionais no arquipélago.

Adilson_Semedo_UniCV.jpg Uma Análise Fundamental da Educação Cabo-Verdiana

O apresentador do livro, Professor Auxiliar da FCSHA, Adilson Semedo, destacou a importância do trabalho de Ortet, afirmando que “o livro... passa a ser um contributo de leitura obrigatória...”, realçando o seu papel decisivo nos cursos que exploram a sociologia da educação no contexto cabo-verdiano. O estudo é visto como um marco na análise das consequências da massificação e democratização do ensino superior, em contraste com a vulnerabilidade económica e social da população.

Semedo elogiou a rigorosa abordagem de Ortet na compilação e análise de dados históricos e processuais, que “...permite aos leitores da obra o acesso a um conjunto valioso de dados...”, oferecendo uma base sólida para reflexões sobre o sistema educacional no país. O livro é louvado por sua habilidade em provocar reflexão sobre as desigualdades sociais, desafiando o status quo e incentivando a construção de um futuro mais inclusivo através da educação.

Por fim, a apresentação de Semedo destacou as principais conclusões do livro, salientando para a realidade do subfinanciamento do ensino superior e a preocupante tendência de perpetuação das desigualdades. “...mostra-nos Antonieta Ortet que a realidade do ensino superior cabo-verdiano é marcada pelo subfinanciamento...”, frisou Semedo, ressaltando a premente necessidade de reformas no sistema educativo do país.

Desigualdades no Acesso ao Ensino Superior

A Pró-Reitora para as áreas de Política Estudantil, Social e Extensão, Professora Auxiliar Fátima Fernandes, destacou as qualidades da Uni-CV, mas também chamou atenção para as persistentes desigualdades no acesso ao ensino superior. Utilizando exemplos retirados do livro, Fernandes discutiu os desafios financeiros enfrentados pelos estudantes, sublinhando a urgência de políticas públicas mais eficazes e inclusivas.

Fátima Fernandes concluiu o seu discurso com um apelo à reflexão sobre como a Universidade de Cabo Verde e outras instituições podem melhor atender às necessidades dos estudantes, especialmente aqueles em situações de desigualdade económica. Ela salientou a importância da obra de Ortet como uma ferramenta para a análise crítica e o desenvolvimento de estratégias para mitigar essas desigualdades, afirmando que “...este estudo já aponta esta linha a análise da problemática do abandono escolar no ensino superior...” é crucial para compreender e intervir nas causas profundas da desistência e do abandono escolar.

Antonieta_Ortet_LV.jpg

Percurso de Superação e Dedicação da Autora

Finalmente, a autora partilhou, com emoção e gratidão, o seu percurso académico e o processo de criação da sua obra. Agradecendo à Uni-CV e a diversos colaboradores, Ortet realçou o apoio recebido ao longo da sua carreira, desde a licenciatura e o mestrado em Portugal até ao doutoramento realizado em colaboração com o Brasil. Ortet expressou um agradecimento especial à CV Telecom pelo patrocínio que possibilitou a publicação do livro e a várias personalidades e instituições que contribuíram para a sua pesquisa.

Ortet destacou a relevância do seu trabalho na análise e formulação de políticas educativas em Cabo Verde, ressaltando o papel da pesquisa na identificação de desigualdades e na proposta de soluções. A pandemia da Covid-19 foi referida como um período que permitiu a reestruturação da sua tese em formato de livro, realçando a importância da continuidade do diálogo académico para a melhoria do ensino superior no país.

O evento terminou com uma sessão de autógrafos, onde os convidados tiveram a oportunidade de receber exemplares assinados pela autora.

Para complementar, uma galeria de fotos do evento está disponível no Flickr da Uni-CV, mostrando momentos importantes da cerimónia e da sessão de autógrafos.

Don't have an account yet? Register Now!

Sign in to your account