«
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
»
2/Jun 2026  –  5/Jun 2026
V Colóquio Internacional INCT FUTEBOL

v_coloquio_futebol_unicv_2bc48.jpg

Evento internacional decorre de 2 a 5 de junho, na cidade da Praia, e reunirá investigadores, docentes, estudantes e profissionais para debater o futebol nas suas dimensões socioculturais, educativas, políticas e desportivas.

A Universidade de Cabo Verde, através da Faculdade de Educação e Desporto e do Centro de Investigação e Formação em Género e Família, é co-organizadora do V Colóquio Internacional INCT Futebol, que se realiza de 2 a 5 de junho de 2026, na cidade da Praia, sob o tema “Manifestações socioculturais e educacionais no futebol contemporâneo”.

O evento é organizado pelo Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia – Estudos do Futebol Brasileiro, INCT Futebol, em parceria com a Universidade de Cabo Verde e várias instituições nacionais e internacionais. A Uni-CV será um dos principais espaços de realização do encontro, que terá ainda atividades no Liceu Domingos Ramos e em outros locais da cidade da Praia.

O colóquio pretende criar um espaço de reflexão crítica sobre o futebol enquanto fenómeno social, cultural, educativo, político e económico. Ao longo de quatro dias, investigadores, docentes, estudantes, profissionais do desporto e representantes institucionais vão discutir temas ligados à educação, inclusão, género, políticas desportivas, cultura, segurança, alto rendimento e dimensão social do futebol contemporâneo.

A programação inclui conferência de abertura, mesas-redondas, sessões de comunicação científica, visitas culturais, debates temáticos e lançamento de livros da série “Futebol, Cultura, Política e Sociedade”, do INCT Futebol.

A sessão de abertura está prevista para 2 de junho, na Universidade de Cabo Verde, com a participação de representantes da Uni-CV, do INCT Futebol e de entidades governamentais ligadas ao sector do desporto.

Entre os temas em debate estão o futebol na educação física escolar, o futebol como espaço de resistência, inclusão e género, as seleções nacionais, a Copa do Mundo e a alta performance, bem como as relações entre futebol, cultura, sociedade e políticas públicas.

Programação completa .

coloquio_2026_faed_d74e7.jpg

3/Jun 2026  –  5/Jun 2026
III Congresso de Direito e Segurança Pública

A Universidade de Cabo Verde (Uni-CV) realiza o III Congresso de Direito e Segurança Pública - Entre a Ordem e a Incerteza: Soluções para o Século XXI - nos dias 3, 4 e 5 de junho de 2026, na Escola de Negócios e Governação (ENG), no Campus do Palmarejo Grande, na Praia.

Ver programa 

III_congresso_em_Direito_seguranca_publicas_1efb4_a6f43.png

O evento é co-organizado pela ENG da Uni-CV e pela Faculdade de Direito da Universidade do Porto, reforçando a cooperação académica e científica entre as duas instituições. A iniciativa é promovida pelo Centro de Investigação em Negócios e Governação e conta com a participação ativa de estudantes das licenciaturas em Direito e em Segurança Pública e Proteção Comunitária.

Esta edição marca uma nova etapa na história do congresso, iniciado em 2024: pela primeira vez, a participação é aberta a académicos, investigadores, magistrados, advogados, agentes de segurança, gestores públicos e estudantes de ensino superior de todo o mundo, através de um processo de submissão de resumos.

Os trabalhos poderão incidir sobre temas como justiça penal negocial, segurança pública e policiamento, cibersegurança, crime organizado, administração pública, mediação e arbitragem, direito internacional e estudos sociojurídicos aplicados a Cabo Verde, entre outros eixos temáticos.

preparam.cv_e7947.jpg

A Universidade de Cabo Verde lança esta quinta-feira, 4 de junho, o PREPARA-M.CV, um projeto de investigação aplicada que pretende reforçar a capacidade nacional de diagnóstico e travar o avanço da resistência aos antimicrobianos (RAM) nas crianças cabo-verdianas. A sessão pública decorre na Mediateca do Campus do Palmarejo Grande, entre as 17h00 e as 19h00, em modalidade híbrida, com transmissão em direto via Zoom.

Coordenado pela Uni-CV e financiado pela Fundação Calouste Gulbenkian no âmbito do concurso "+ Investigação", com um orçamento global de 179.920 euros e duração de 36 meses, o projeto reúne um consórcio internacional que envolve, além da Uni-CV, o Hospital Universitário Dr. Agostinho Neto (HUAN), o Instituto Nacional de Saúde Pública (INSP), a Ordem dos Médicos de Cabo Verde, o Instituto de Higiene e Medicina Tropical da Universidade Nova de Lisboa (IHMT-NOVA), o Instituto Universitário de Enfermedades Tropicales y Salud Pública de Canarias da Universidade de La Laguna (IUETSPC-ULL), o Centro Nacional de Endemias de São Tomé e Príncipe e a Universidade de Leicester, no Reino Unido.

A RAM é hoje considerada pela Organização Mundial da Saúde uma das dez maiores ameaças à saúde global. Estimativas publicadas no The Lancet apontam para 39 milhões de mortes diretamente atribuíveis à resistência aos antibióticos entre 2025 e 2050, com particular impacto em África. Em Cabo Verde, as infeções respiratórias agudas continuam a ser uma das principais causas de procura de cuidados em idade pediátrica, com uma taxa de incidência de 7.551 casos por cada 10.000 crianças com menos de 5 anos, e a pneumonia regista 218 casos por cada 10.000.

O PREPARA-M.CV propõe-se enfrentar este cenário em três frentes simultâneas: introduzir tecnologias de diagnóstico rápido e molecular no Hospital Universitário Dr. Agostinho Neto, sistematizar a vigilância laboratorial da resistência aos antimicrobianos a partir de amostras pediátricas, e formar profissionais de saúde em prescrição racional segundo as boas práticas internacionais de antibiotic stewardship. O projeto produzirá dados próprios sobre o perfil microbiológico das infeções respiratórias em Cabo Verde, contribuindo diretamente para a revisão do Plano Nacional de Combate à Resistência aos Antimicrobianos.

A sessão de lançamento, que começa com uma sessão de abertura presidida pela Ordem dos Médicos, pelo HUAN e pela Uni-CV, integra duas apresentações científicas centrais. A epidemiologista Maria da Luz Mendonça, do INSP, abre a parte técnica com uma intervenção sobre o perfil da resistência aos antimicrobianos em Cabo Verde (RAM em Cabo Verde: Que avanços?), seguindo-se a apresentação detalhada do projeto, pela investigadora principal Isabel Inês Araújo.

O ponto alto do evento é a conferência magistral do Professor Pedro Póvoa, diretor da NOVA Medical School, da Universidade Nova de Lisboa, e referência internacional em medicina intensiva e infeciologia. Sob o título “Otimização da Terapêutica Antibiótica: do Início à suspensão segura”, Pedro Póvoa abordará uma das questões mais sensíveis da prática clínica contemporânea: como, quando e por quanto tempo prescrever antibióticos, evitando ao mesmo tempo o tratamento insuficiente e o uso excessivo que alimenta a resistência. 

lancamento preparamcv de204

Don't have an account yet? Register Now!

Sign in to your account