101825328_1361945530677143_5361948347554856960_n.png

Em 2019, um grupo de estudantes da Universidade de Cabo Verde foi desafiado pelo professor Hernâni D. Chantre, da disciplina E-Commerce do curso de Tecnologia Multimédia de Comunicação, a criarem um modelo de negócio inovador, que sobretudo permitisse realizar compras, venda e troca de produtos e serviços, através da plataforma de e-commerce na internet.

Do desafio lançado pelo docente, nasceu uma empresa, “Mercado Na Mon”, como um novo conceito de mercado online em Cabo Verde. O modelo de negócio de E-commerce permitiu entrar no mundo das compras e serviços online e adquirir um maior conhecimento sobre este meio moderno de compra, venda e troca de produtos e serviços, através da plataforma de E-commerce na internet, criada por 4 estudantes do curso Tecnologia Multimédia de Comunicação da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Uni-CV. 

O novo cenário de pandemia provocado pela Covid-19 veio, de certa forma, acelerar o processo da oficialização da empresa “Mercado Na Mon”, em abril de 2020. Um dos promotores da ideia, Gilson Gomes, em conversa com o Gabinete de Comunicação e Imagem da Uni-CV, disse que projetaram um modelo de negócio baseado na economia sob demanda com o objetivo de criar um serviço de entrega a domicílio de produtos do Mercado Municipal do Plateau, de forma segura e rápida. Contou-nos que “a ideia surgiu para oferecer uma maior comodidade na compra de legumes, frutas, verduras e peixes, diretamente do mercado”. “Nosso propósito é ajudar as pessoas a ter mais tempo no seu dia-a-dia ”, disse o mesmo.

O outro responsável pela ideia, Miguel Mendes, afirmou que o novo cenário de pandemia veio, de certa forma, empurrar as pessoas em Cabo Verde a apostar em novas soluções inovadoras. “Nós vimos que poderíamos contribuir para a nossa comunidade, com uma solução “online” que veio permitir à população da Cidade da Praia a adquirir produtos do mercado do Plateau, com um click e com a maior segurança possível”.

Com apenas um mês ativo, o retorno que têm recebido dos clientes é bastante motivador. Por outro lado, acreditam que o comércio electrónico irá ter uma nova dinâmica em Cabo Verde, e será entendido como uma opção indispensável no dia-a-dia dos Cabo-verdianos.

O grupo “Mercado Na Mon”, também desenha também soluções criativas “online”, com foco no design gráfico, no marketing, nas redes sociais. O site “Mercado Na Mon” encontra-se disponível em www.mercadonamon.com.  Foi criado por Gilson Gomes, Tomé Fernandes, Elias Souto e Miguel Mendes, todos estudantes do 4º ano do curso de Tecnologia Multimédia de Comunicação da Uni-CV, sob a orientação do docente Hernâni D. Chantre que, desde o início, incentivou e deu todo o apoio necessário para que esse projeto hoje fosse uma realidade.